Quinta, 11 de Agosto de 2022
14°

Muitas nuvens

Taboão da Serra - SP

Taboão da Serra Taboão da Serra

Taboão da Serra: limpeza em córrego evitou enchentes no fim de 2021 na região do Leme

Ação da Prefeitura foi elogiada por morador, que pede continuidade da limpeza do córrego

06/01/2022 às 21h16 Atualizada em 06/01/2022 às 21h26
Por: Por Charles Eliseu, para o Jornal SP Repórter Fonte: Charles Eliseu, jornalista
Compartilhe:
Morador Tomé (na foto, ao lado de Eduardo Nóbrega) elogiou a ação da Prefeitura e pediu que seja continuada nos próximos meses. Fotos: Ricardo Lima
Morador Tomé (na foto, ao lado de Eduardo Nóbrega) elogiou a ação da Prefeitura e pediu que seja continuada nos próximos meses. Fotos: Ricardo Lima

Quando o assunto é enchente, a prevenção é a palavra mais necessária e aguardada de um governo. É o que a Prefeitura de Taboão da Serra tem feito em 2021 e 2022. Ações efetivas de limpeza e desassoreamento de córregos, e também limpeza de bueiros, bocas de lobo e vias públicas são realizadas regularmente nesta gestão pela Secretaria de Manutenção, liderada por Eduardo Nóbrega. E os resultados já aparecem. São, inclusive, reconhecidos pela população.

É o caso do Jardim Leme e adjacências. A região sofre, ao longo dos últimos anos, com os efeitos das enchentes no Córrego Pirajuçara. Segundo o morador Tomé Alves de Mendonça Sobrinho, do Jardim Iracema (bairro próximo ao Jardim Leme), o trabalho de limpeza dentro do córrego é inédito e impediu as enchentes no fim de 2021.

“A limpeza, descer a máquina dentro do rio? Desculpa, vou ser honesto, eu não me lembro desta ação. Se houve, eu não me lembro! Meter a máquina dentro do rio e tirar de dentro do rio, eu não me lembro! Em anos anteriores eles iam com a máquina, tiravam o que dava externamente, mas enfiar a máquina dentro do rio, não me lembro nas gestões anteriores”, disse Tomé.

O residente do bairro frisou ainda que acredita que foi a limpeza providenciada que evitou, no fim de 2021, que a população sofresse com o transbordamento. “Isso graças a Deus e ao trabalho que o Eduardo Nóbrega e a Prefeitura fizeram”.

Atento, Tomé é um munícipe que pensa na coletividade e tem notoriedade em usar as redes sociais para solicitar melhorias aos governantes. Com a enchente de 2020, ficou indignado e viralizou ao fazer um vídeo cobrando as autoridades para que o problema fosse solucionado. Foi na gestão Aprígio que ele viu essa pauta ser atendida.

O secretário Eduardo Nóbrega salientou a importância do trabalho executado. “É importante vermos que o nosso plano e execução de ações de limpeza dos córregos, por exemplo, impediu enchentes em locais como na região do Jardim Leme neste fim de 2021. A gestão do nosso prefeito Aprígio está e continuará atenta a esse assunto, visando sempre garantir mais tranquilidade à população”, disse. “Essas ações precisam e serão realizadas de forma constante em várias regiões de Taboão da Serra”, completou Nóbrega.

Segundo balanço do governo municipal divulgado no fim de dezembro, mais de 20 mil toneladas de lixo e entulho foram recolhidas até aquele período.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias