Quinta, 11 de Agosto de 2022
14°

Muitas nuvens

Taboão da Serra - SP

Cidades Patrimônio Cultural

Pastel de fubá de Machado MG é reconhecido pelo IEPHA-MG como patrimônio cultural

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA-MG avaliou o relatório e o dossiê de registro do modo de fazer do pastel de fubá de Machado

09/07/2022 às 15h08 Atualizada em 09/07/2022 às 15h34
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Prefeitura de Machado
Compartilhe:
Pastel de fubá de Machado MG é reconhecido pelo IEPHA-MG como patrimônio cultural - Foto: PMM
Pastel de fubá de Machado MG é reconhecido pelo IEPHA-MG como patrimônio cultural - Foto: PMM

Uma conquista importante para a tradição machadense. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA-MG avaliou o relatório e o dossiê de registro do modo de fazer do pastel de fubá de Machado atestando a iniciativa e reconhecendo o saber cultural e gastronômico como patrimônio cultural no âmbito do programa ICMS Cultural.

Após o trabalho de mais de 1 ano, cadastros, pesquisas, produção de um dossiê com 146 páginas e pautado nas deliberações do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e do decreto 7.175/2021 assinado pelo prefeito Maycon Willian da Silva, o trabalho foi encaminhado em janeiro para avaliação do IEPHA-MG e recebeu pontuação máxima.

"O registro do pastel de fubá de Machado como patrimônio cultural além de aumentar nossa pontuação no ICMS Cultural nos ofertará mais recursos do governo estadual para proteção desta iguaria e valorização da mesma nos aspectos históricos, culturais, turísticos e gastronômicos", relatou João Alexandre Moura, secretário municipal de Cultura e Turismo de Machado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias