A Enel divulgou nesta semana informações sobre os 24 municípios da Grande São Paulo e a quantidade de fraudes na rede elétrica.
De acordo com a empresa, foram efetuadas em Embu das Artes 4.032 inspeções e encontradas 489 irregularidades.
Já em Taboão da Serra as quantidades são menores. 3709 inspeções e 338 problemas.
Maior município da área de concessão da concessionária, São Paulo lidera o ranking de inspeções realizadas no semestre, totalizando 192.299 mil, com 26.271 mil irregularidades encontradas.
“A Enel Distribuição São Paulo vem investindo em novas tecnologias para coibir fraudes e furtos. A concessionária conta com software de inteligência artificial capaz de identificar de forma preventiva possíveis manipulações na rede elétrica e nos medidores. Ao combater o furto de energia, a empresa contribui para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos para a população”, afirma o responsável pela área de Operações Comerciais da companhia, Ricardo Martins. Além disso, a companhia investe na blindagem dos medidores para evitar alterações no funcionamento dos equipamentos.
Segundo a Enel, entre os principais fatores que explicam o aumento do número de fraudes identificadas estão mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das inspeções e a piora na condição socioeconômica, agravada pelos impactos negativos da pandemia de Covid19.