Segunda, 25 de março de 2019
13 98165-3027
Especiais

15/03/2019 às 09h28 - atualizada em 17/03/2019 às 09h13

Taboão da Serra / SP

FGTS vai ser liberado para atingidos por chuva em São Paulo
O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, após reunir dia (14) com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

FGTS vai ser liberado para atingidos por chuva em São Paulo
FGTS vai ser liberado para atingidos por chuva em São Paulo

Moradores de cidades paulistas que foram fortemente atingidas pelas fortes chuvas no início desta semana vão poder sacar seus Fundos de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, após se reunir hoje (14) com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.


“[Moradores] das áreas que foram definidas como afetadas, com a devida declaração da Defesa Civil municipal, podem procurar a Caixa Econômica para fazer esse saque antecipado”, explicou o ministro.


A medida foi possível após portaria publicada ontem no Diário Oficial, que reconheceu a situação de emergência nos municípios da região metropolitana de São Paulo: Ribeirão Pires, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e São Paulo. Treze pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no estado durante esta semana.


Para obter esse benefício, os moradores e comerciantes que se sentiram prejudicados pela chuva devem procurar a Caixa Econômica Federal específica para cada município, portando um comprovante de residência. “Estabelecemos na reunião que será apenas uma agência, por município, para não haver dúvidas”, disse o ministro. A Defesa Civil de cada município afetado deve preencher um cadastro federal junto ao ministério de Desenvolvimento Regional informando os endereços afetados pelas enchentes. Isso será encaminhando à Caixa Econômica Federal.


“Cabe à prefeitura informar a lista de todas as ruas, em um sistema que é próprio da Defesa Civil. A partir da informação desse sistema, isso será encaminhado à Caixa Econômica. As pessoas então vão se dirigir à Caixa para poder fazer o saque do FGTS. Com esse reconhecimento feito pelo governo federal, agora os municípios tem a lição de casa de preencher o sistema, listando as ruas. E a população então leva o comprovante de residência daquela rua”, explicou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.


Segundo o prefeito de Santo André, Paulo Serra, para o saque, o morador atingido pode também levar um laudo municipal, feito pela Assistência Social, já cadastrado no sistema da Defesa Civil.


O governador anunciou também que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) dará um desconto na conta de água dos moradores comprovadamente afetados pelas enchentes. Para ter acesso ao benefício, o cliente deve procurar uma agência da Sabesp ou um Poupatempo, com o atestado fornecido pela Defesa Civil do município e uma conta de água. Assim, na próxima fatura será cobrada uma média dos seis meses anteriores. “As famílias obviamente estão usando mais água para fazer a limpeza de seus estabelecimentos. E esse valor adicional não será cobrado na conta de água deste mês, sejam eles pessoas jurídicas ou físicas”, disse Doria.


Para conseguir esse desconto na conta de luz, Doria explicou que o morador precisa procurar a Sabesp, munido de um documento ou declaração atestado pela Defesa Civil. “No âmbito da Sabesp, basta declaração da Defesa Civil do município de que aquele cidadão seja pessoa física ou jurídica afetado pelas chuvas. Essa declaração da Defesa Civil basta para dar encaminhamento à Sabesp. A Sabesp vai manter a média dos seis meses anteriores. É um procedimento simples”, explicou o governador.


 

POR: Elaine Patricia Cruz

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium