Acabou a polêmica! O Palmeiras recebeu na sexta, dia 1°, a ata juramentada e traduzida da Fifa, que o reconhece como o primeiro campeão mundial de clubes. O documento, de 7 de junho de 2014, foi entregue pelo ex-ministro do Esporte Aldo Rebelo, durante um evento no Palazzo Verde, com a presença de ídolos como Ademir da Guia e César Maluco.
Como se observa na data do papel, a Fifa já tinha reconhecido a Copa Rio 1951 como o primeiro torneio mundial de clubes.
Muito celebrado pelos torcedores brasileiros e pela imprensa de todo o país, o Mundial de 1951 foi vencido pelo Palmeiras ao superar a Juventus no Maracanã lotado! O alviverde ganhou o primeiro jogo por 1 a 0 e empatou o segundo por 2 a 2, no dia 22 de julho de 1951. O torneio reuniu também outros grandes clubes como: Vasco, Estrela Vermelha, Sporting, Austria Viena, Olympique de Nice e Nacional do Uruguai.
No dia seguinte ao Mundial, a edição da A Gazeta Esportiva colocou na capa a fotografia do time do Palestra dizendo: "Palmeiras Campeão do Mundo".
E não foi o único jornal de grande circulação que destacou a conquista inédita. O Globo, entre outros do mundo inteiro, publicaram a pauta.
Mín. 16° Máx. 36°