Dia histórico para Taboão da Serra! O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta segunda-feira (10) o termo aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos da extensão da Linha 4-Amarela de metrô, em Taboão da Serra. O município será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia. A iniciativa atende a solicitação do deputado estadual Eduardo Nóbrega e do prefeito Aprígio ao governador.
“É um passo importante que damos com a celebração de mais um compromisso de expansão do metrô, levar o serviço para fora da cidade de São Paulo e atender a região metropolitana. Vamos interligar outras linhas para a população poder acessar a Linha 9 de trens e as Linhas 1, 2 e 3 do Metrô. O sistema vai ficando mais interligado e, quanto mais interligação, mais passageiros a gente traz para o sistema. Isso é fundamental para a mobilidade urbana em um sistema de alta capacidade muito mais eficiente”, afirmou Tarcísio.
"Mais de 1,5 milhão de pessoas esperavam essa notícia. Pelos olhos da Fé, já não vejo um terreno aqui. Vejo milhares e milhares de pessoas podendo usufruir da estação do metrô Taboão da Serra. Isso só é possível graças ao nosso governador Tarcísio de Freitas que, carinhosamente, ouviu a nossa solicitação e, por diversas vezes, até mesmo falou que essa estação é o metrô do Eduardo. É um dia histórico para Taboão e região. Tarcísio, Eduardo Nóbrega e Aprígio representam uma parceria que dá certo, que traz o metrô para a região!", destacou o deputado Eduardo Nóbrega.
"Taboão só tem a agradecer ao governador e ao deputado Eduardo Nóbrega por todo empenho para que, agora, a gente tenha essa excelente notícia concretizada. O metrô é uma realidade, após muitos anos de promessas políticas", falou o prefeito Aprígio.
A cerimônia de assinatura também contou com a presença do secretário executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper, e do secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, além de deputados, prefeitos, vereadores e diretores do Grupo CCR, controlador da concessionária ViaQuatro.
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. Aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. A previsão é que a construção comece ainda neste ano, com previsão de operação do trecho até Taboão da Serra em 2028.
O tempo previsto de viagem ao longo de toda a Linha 4-Amarela será de 55 minutos, com integração aos terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi e Butantã da capital.
Atualmente, a Linha 4-Amarela possui 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a ampliação, serão 16,1 km e 13 estações.
A concessionária será responsável pelos estudos iniciais de viabilidade e ações necessárias para a expansão da linha, reduzindo o prazo para início da implantação do empreendimento e os riscos relacionados à execução das obras. A análise contempla projeto executivo completo e estudos de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas.
Na semana passada, o Governo de São Paulo firmou convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra para organizar as responsabilidades das gestões no projeto. O município deu permissão de acesso às áreas necessárias para a realização das obras, enquanto o Estado será responsável por conduzir projetos, execução de obras e licenças do empreendimento.
Veja fotos:
Mín. 16° Máx. 36°