Taboão da Serra vive a expectativa da realização da eleição que definirá o próximo prefeito a partir de 2025. O olhar ao passado se faz necessário na sociedade e, nesta reportagem, o SP Repórter relembra a história do primeiro prefeito da história de Taboão da Serra, Nicola Vivilechio.
Este homem, que nasceu em 2 de setembro de 1928 e registrado em 1 de janeiro de 1929, foi, junto de outras personalidades, um dos articuladores de destaque na luta em prol da emancipação político-administrativa, que se seu em 1 de janeiro de 1959, sendo oficializada em 19 de fevereiro daquele ano. Antes deste processo, Taboão tinha status de distrito e pertencia a cidade de Itapecerica da Serra.
A história de Nicola sempre esteve muito ligada à Taboão da Serra. Seu primeiro trabalho, aos 15 anos, foi no antigo no Instituto Pinheiros, que ficava localizado onde atualmente se é o Parque Inocoop. Na empresa continuou até os 30 anos.
Foi nesta época que sua vida tomou, provavelmente, seu caminho mais importante: o comando do Poder Executivo da cidade. Foi em reuniões com os amigos que surgiram as sugestões para que ele se tornasse candidato a prefeito.
Com mandato de 1959 à 1963, Nicola enfrentou com muita dedicação as dificuldades naturais de uma cidade recém-fundada. Tudo começou do zero. Mesmo sendo prefeito, dirigiu por muitas vezes o caminhão da Prefeitura e por várias vezes ele mesmo fez serviços devido a falta de funcionários.
Em fevereiro de 1982, Nicola retornou ao cargo de prefeito por dez meses, pois o então prefeito Armando Andrade se afastou para se candidatar a deputado, e o vice-prefeito José Domingues de Moraes, também se afastou, para se candidatar a prefeito. Nicola era, à época vereador e presidente da Câmara Municipal. Sua passagem pelo Legislativo foi pelo período de um mandato, entre 1976 e 1981.
Nicola faleceu em 18 de agosto de 1984.
A principal praça da cidade, localizada no centro, um dia levou o nome de Praça 31 de Março, em alusão ao Golpe Militar instaurado em 1964 no país. Entretanto, de forma extremamente justa, o local teve seu nome alterado para Praça Nicola Vivilechio. O legado deste grande homem jamais será esquecido pelos taboanenses.
Mín. 21° Máx. 32°