Taboão da Serra tem uma rica história e, com ela, diversas curiosidades e capítulos interessantes.
Confira, abaixo, algumas dessas curiosidades sobre o município:
1- Primeira mulher eleita prefeita do Brasil após a redemocratização de 1946
As mulheres são iguais aos homens e têm que ter os mesmos direitos e espaço na sociedade. Porém isso não era tão colocado em prática em décadas passadas. E foi na década de 1960 que Taboão da Serra deu um exemplo ao Brasil, elegendo a primeira mulher para o cargo de prefeita do país. Em 1963 venceu para comandar a cidade Laurita Ortega Mari. O fato chamou a atenção de todo o Brasil. Só para se ter ideia, as mulheres só puderam ter direito ao voto no Brasil em 24 de fevereiro de 1932. Um dos principais jornais, O Estado de São Paulo, abordou o acontecimento em Taboão na sua edição de 18 de outubro de 1963.
2- Origem do nome da cidade
O nome Taboão, já utilizado na documentação oficial desde o século XVIII, vem do fato da região existir uma planta denominada taboa, que cresce em locais de muita água por exemplo, no cruzamento do Córrego Poá com o Pirajuçara. A Taboa é conhecida como “capim dos brejos”, planta bastante rústica que está presente em vários pontos do planeta. Em tupi, os indígenas chamavam tal planta de “peri-peri”.
3- Taboão da Serra tem árvore-símbolo. Sabia?
Taboão da Serra já foi uma cidade bem rural antes dos anos 70. E uma das árvores que tinha em abundância e que ainda sobrevive é a Pitangueira. Há uma que, especialmente, que marcou história. Ela ficava em frente à venda de José André de Moraes (Seo Zeca). Conhecida pelos antigos moradores de Taboão da Serra, a pitangueira foi oficialmente instituída como árvore símbolo do município, através da Lei 1934/2010. Atualmente, vários bairros da cidade possuem muitos pés de pitanga, como a Vila Iasi, entre outros.
4- Taboão da Serra tem árvore-símbolo.
Até 1959, quando foi emancipada, Taboão da Serra era um bairro pertencente ao município de Itapecerica da Serra.
Assista no Jornal SP Repórter (caso o vídeo abaixo não abra, clique aqui e assista):
Ver essa foto no Instagram
Mín. 11° Máx. 24°