Sábado, 20 de julho de 2019
11 98407-4416
Cidades

08/04/2019 às 20h40 - atualizada em 08/04/2019 às 20h46

Taboão da Serra / SP

Nicola Vivilechio, o primeiro prefeito da história de Taboão da Serra
Nascido em terras taboanenses, Nicola ficará para sempre marcado como um dos mais notáveis políticos da cidade

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Nicola Vivilechio, o primeiro prefeito da história de Taboão da Serra
Sr. Nicola Vivilechio foi o primeiro prefeito de Taboão da Serra, com governo entre 1959 à 1963. Foto: Arquivo/Beatriz Vivilechio

Nascido em 12 de setembro de 1928 e registrado em 1 de janeiro de 1929, Nicola Vivilechio foi muito mais que o primeiro prefeito de Taboão da Serra. Foi, ao lado de outras personalidades, um dos principais articuladores em prol da emancipação político-administrativa, que se seu em 1 de janeiro de 1959, sendo oficializada em 19 de fevereiro daquele ano. Antes deste processo, Taboão tinha status de distrito e pertencia a cidade de Itapecerica da Serra.


A história de Nicola sempre esteve fortemente atrelada a Taboão da Serra. Começou a trabalhar no Instituto Pinheiros , que ficava onde hoje se localiza o Parque Inocoop, aos 15 anos e continuou na empresa até os 30 anos. Foi nesta época que sua vida tomou, provavelmente, seu caminho mais importante: o comando do Poder Executivo da cidade. Foi em reuniões com os amigos que surgiram as sugestões para que ele se tornasse candidato a prefeito.


Com mandato de 1959 à 1963, Nicola enfrentou com muita dedicação as dificuldades naturais de uma cidade recém-fundada. Tudo começou do zero. Mesmo sendo prefeito, dirigiu por muitas vezes o caminhão da Prefeitura e por várias vezes ele mesmo fez serviços devido a falta de funcionários.


Em fevereiro de 1982, Nicola retornou ao cargo de prefeito por dez meses, pois o então prefeito Armando Andrade se afastou para se candidatar a deputado, e o vice-prefeito José Domingues de Moraes, também se afastou, para se candidatar a prefeito. Nicola era, à época vereador e presidente da Câmara Municipal. Sua passagem pelo Legislativo foi pelo período de um mandato, entre 1976 e 1981.


Nicola Vivilechio assinando a posse como prefeito em substituição à Armando Andrade (ao lado direito), que sairia candidato a deputado. Foto: Arquivo/Beatriz Vivilechio


Orgulhosa de seu pai, sua filha Beatriz Vivilechio, conta um pouco da relação dele com a vida pública. “Ele amava a política, era algo de coração, estava no sangue dele, para ele política era tudo. Nunca pensou em parar. Ele amava Taboão!”. Ela explicou também sua impressão sobre o Nicola enquanto pai. “Ele era um pai que gostava de conversar, brincalhão, risonho, não deixando de ter um gênio típico italiano, com o coração maior que ele”. Ela conviveu com o pai até quando tinha 15 anos. Nicola faleceu em 18 de agosto de 1984.


A principal praça da cidade, localizada no centro, um dia levou o nome de Praça 31 de Março, em alusão ao Golpe Militar instaurado em 1964 no país. Entretanto, de forma extremamente justa, o local teve seu nome alterado para Praça Nicola Vivilechio. O legado deste grande homem jamais será esquecido pelos taboanenses. Contar a história dele e consequentemente a de Taboão da Serra traz uma sensação maravilhosa a este jornal. O SP Repórter News agradece à Beatriz Vivilechio pelas informações e fotos cedidas. 

POR: Elizeu Teixeira Filho

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

1 comentários

Cristiane Alencar

  ·  Taboão da Serra Um belíssimo resgate da história, só podiaria ser lembrado com muito orgulho mesmo Beatriz. Grande abraço!!! Créditos a boa reportagem. Em 09/04/2019 ás 06h21
Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium