Taboão da Serra tem um hino oficial. Nesta reportagem, o Jornal SP Repórter aborda sobre esse tema pouco falado, mas importante para a história da cidade.
A composição do hino tem a autoria do jornalista Waldemar Gonçalves. Pioneiro da comunicação na região, escreveu também dois livros intitulados "Taboão da Serra, sua história e sua gente" e "Taboão da Serra na virada do milênio".
A letra do hino destaca, de forma carinhosa, que Taboão, apesar de seu território pequeno, está "inteirinho" no "coração" de todos. Faz também alusão a um povo "gentil" e adjetiva o local como "lindo querido".
Para quem não sabe, Waldemar foi fundador e responsável pelo histórico jornal O Pirajuçara, que circulou entre 1978 e 1993. Foi o único periódico da região e ter um parque gráfico próprio, na região do Pazzini, próximo ao Cristo Redentor de Taboão.
O monumento do Cristo foi homenageado por Waldemar Gonçalves na letra do hino. "Também tem no alto do morro/De braços abertos/Nosso Cristo Redentor", diz um trecho.
Em 2016, a Câmara Municipal disponibilizou, de forma online, o acesso e o download do hino. Também está disponível no YouTube:
Waldemar Gonçalves faleceu em junho de 2007.
Veja a letra do hino de Taboão da Serra (autoria: Jornalista Waldemar Gonçalves):
Taboão, nas noites de lua
Banham tuas ruas
De amor e canções
As festas e romarias
Dão coloridos
Às fantasias
Taboão, Taboão
Cabe inteirinho no meu coração
Taboão nas suas serestas
Nas noites de festas
Se reveste de luz e esplendor
Também tem no alto do morro
De braços abertos
Nosso Cristo Redentor
Taboão, Taboão
Cabe inteirinho no meu coração
Taboão, teu lindo perfil
Teu céu cor de anil
Teu povo gentil
Taboão, és um pedacinho
Tão lindo e querido
Do meu grande Brasil
Mín. 16° Máx. 19°