Nesta primeira semana do mês de dezembro começa com a passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo causada por um ciclone extratropical que passa longe da costa.
A previsão é do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado. A mudança no tempo ocorreu a partir desta terça-feira (3).
Nesta quarta-feira, 4, em Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra o dia será com tempo nublado, com chuva isolada. A temperatura caí e a máxima deve chegar a 18ºC.
Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, a primeira quinzena de dezembro terá a passagem de frentes frias pelo estado de SP, o que provocará chuvas recorrentes. “Os atuais modelos meteorológicos indicam pelo menos a passagem de três frentes frias durante a primeira metade do mês”, reforça o meteorologista.
Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição que eles apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas.
Durante os temporais, a Defesa Civil orienta a população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
Mín. 21° Máx. 32°