No município de Itapecerica da Serra a Autarquia Municipal de Saúde divulgou o boletim atualizado dos casos de dengue no município, com dados referentes ao período de 1º de janeiro a 28 de março de 2025.
A curva de positividade demonstra um aumento significativo de casos após o período do carnaval, possivelmente devido ao deslocamento de pessoas para outros municípios.
Embora o número atual seja inferior ao registrado no mesmo período de 2024, é essencial manter a vigilância, pois maior número de casos aumenta a possibilidade de transmissão pelo mosquito Aedes Aegypti. No mesmo período em 2024, foram registradas 2.882 notificações, com 1.105 casos positivos. Embora haja um aumento no número de notificações em 2025, o número de casos positivos apresentou uma redução em relação ao ano anterior.
Recomenda-se à população eliminar focos de água parada em recipientes como pneus, garrafas e caixas d'água destampadas, manter caixas d'água bem vedadas e utilizar telas em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito. Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, náuseas ou vômitos, deve-se procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Prontos-Socorros (PSs) do município.
A participação ativa de todos é essencial para o controle e prevenção da dengue em nossa cidade.
Mín. 19° Máx. 28°