O dia 7 de abril de 2025 nunca mais será esquecido. O que antes era apenas um sonho da população, por décadas, agora se tornou realidade. Começaram as obras da extensão da linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega se tornou deputado estadual em 15 de março de 2023. Desde então, com o compromisso de lutar por todo Estado, em especial por Taboão da Serra, Embu, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba, Embu-Guaçu e Cotia, buscou viabilizar a pauta da extensão do metrô até Taboão junto ao governador Tarcísio de Freitas.
Foram muitos encontros, reuniões e palavras públicas do deputado e de Tarcísio. Umas das primeiras foi no evento que nomeou como Professora Elizabeth Tenreiro a Estação Vila Sônia do metrô. Naquele 17 de maio de 2023, o governador conversou bastante com Eduardo e fez questão da abordar o assunto em seu discurso.
“Agradeço a presença do nosso deputado estadual Eduardo Nóbrega, que é daqui da região e tá trabalhando muito pela extensão dessa linha 4 para chegar a Taboão”, afirmou Tarcísio.
Após este evento, foram muitas reuniões entre ele e o deputado Eduardo Nóbrega no Palácio dos Bandeirantes, entrevistas para a grande mídia. Em 10 de outubro, por exemplo, Tarcísio chamou Eduardo de “embaixador” da extensão. “O Eduardo é o embaixador da Linha-4, ele é o embaixador dessa expansão dessa expansão do metrô até Taboão da Serra, fala isso desde o início da nossa gestão e está se tornando uma realidade”.
UM POUCO MAIS DO CONTEXTO
O dia 10 de junho de 2024 foi histórico para Taboão da Serra e para todos da região que tanto sonham com a extensão! O governador Tarcísio de Freitas veio ao município e assinou o termo aditivo da extensão.
Outro ponto importante é que no governo Tarcísio o projeto executivo foi implementado. É um processo fundamental para que a obra seja efetivamente iniciada. A Prefeitura de Taboão também cedeu parte de seu novo terreno, ao lado da antiga Sorana Sul, para viabilizar a obra.
Por muitos anos, muito se falava do metrô em Taboão, mas sem dados concretos. Daí, outro acerto da gestão Tarcísio em parceria com o deputado Eduardo: a definição do local da construção da estação (antiga Sorana Sul, às margens da Avenida Aprígio Bezerra da Silva) e a sondagem do solo, outro momento necessário para a execução dos trabalhos.
RELATOR NA ALESP
Com toda a dedicação pelo metrô em Taboão, o deputado estadual Eduardo Nóbrega ainda fez mais!
Na Assembleia Legislativa do Estado, foi o relator, no dia 11 de dezembro de 2024, do Projeto de Lei nº 855/2024, em que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo autoriza o Governo do Estado a contratar operações de crédito para, entre outras ações, a obra da extensão da linha 4 - Amarela do Metrô até Taboão da Serra. Para a expansão, o valor é de 400 milhões de dólares.
EVENTO QUE MARCOU O INÍCIO DAS OBRAS
Ao lado do governador Tarcísio e de outras autoridades como o prefeito de Taboão, Engenheiro Daniel, o deputado Eduardo esteve no ato que marcou o início das obras, no dia 7 de abril, e parabenizou o governador. “A população de Taboão da Serra estava desacreditada nesta obra, que há pelo menos 20 anos vinha sendo falada. Mas com o governador Tarcísio é diferente! Ele promete e cumpre. Desde quando me tornei deputado, o Tarcísio sempre ouviu a minha solicitação e a tratou com muita responsabilidade, informando os dados concretos, sempre com a verdade. Tive a honra de ter sido nomeado por ele como o embaixador do metrô de Taboão e o agredeço muito. Por toda essa transparência com a população de Taboão e região, é que hoje estamos vivendo este dia histórico do início da obra”, celebrou o deputado Eduardo Nóbrega.
Assim, o município será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar mais de 100 mil passageiros por dia.
Veja mais fotos do evento:
Assista à reportagem do Jornal SP Repórter no evento (caso o vídeo abaixo não abra, clique aqui e assista):
Ver essa foto no Instagram
Mín. 19° Máx. 28°