Marcelo Gomes, um jovem brasileiro de 18 anos, foi preso no sábado (31) por autoridades de imigração dos Estados Unidos na cidade de Milford, Massachusetts. A prisão aconteceu enquanto ele se deslocava para um treino de vôlei. Marcelo é aluno do terceiro ano da Milford High School, escola de ensino médio local e está vivendo em situação migratória irregular.
Antes de se mudarem para os Estados Unidos há 12 anos, Marcelo e seus pais moraram em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O pai João Paulo Gomes Pereira foi entrevistado pelo Jornal Folha de S. Paulo no último dia 3 e relatou estar sem chão pela prisão do filho.
A detenção do jovem gerou forte comoção entre amigos, colegas de escola e membros da comunidade local. No domingo (1º), um protesto foi organizado em frente à Milford High School, onde manifestantes pediram a libertação de Marcelo e criticaram as políticas de imigração que afetam jovens estudantes como ele, que já estão integrados à sociedade americana.
A família de Marcelo busca apoio jurídico e consular para resolver a situação e garantir sua permanência no país ou seu retorno seguro ao Brasil.
O caso reacende o debate sobre a situação de imigrantes nos Estados Unidos e tem mobilizado a comunidade brasileira no país norte-americano e no Brasil.
Mín. 9° Máx. 19°