O deputado estadual Eduardo Nóbrega esteve presente na inauguração do Centro TEA Paulista, realizada nesta quarta-feira (4), na Vila Leopoldina, na capital paulista. A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo é pioneira: trata-se do primeiro equipamento estadual voltado exclusivamente ao acolhimento direto e humanizado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de oferecer suporte aos seus familiares e cuidadores.
Durante o evento, também foram lançados o portal SP pra Pessoas com Deficiência e uma nova linha de crédito da Desenvolve SP destinada a empreendedores com deficiência, ampliando o leque de políticas públicas de inclusão no estado.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da inauguração e o impacto positivo do equipamento. “É uma entrega muito especial. É um espaço preparado para abraçar e acolher. Que esse Centro TEA seja uma grande referência, um espaço para dar esperança, alento, carinho e algo fundamental quando a gente trabalha com pessoas com TEA: autonomia. Vamos replicar no estado de São Paulo”, afirmou Tarcísio.
O Centro TEA Paulista integra o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), criado pelo Decreto nº 67.634, de 6 de abril de 2023. O plano é resultado da articulação entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Saúde (SES), da Educação (Seduc-SP) e de Desenvolvimento Social (SEDS), e busca atender com maior capilaridade e qualidade uma população estimada em 460 mil pessoas com TEA no estado, segundo a Organização Mundial da Saúde.
O deputado Eduardo Nóbrega elogiou a iniciativa e parabenizou o governador pela sensibilidade com a causa. “É uma honra participar deste momento histórico. O Centro TEA Paulista representa um avanço real na forma como o estado acolhe e cuida das pessoas com autismo. Parabenizo o governador Tarcísio por essa entrega que coloca São Paulo na vanguarda da inclusão e do cuidado humanizado".
DEPUTADO EDUARDO NÓBREGA LUTA PELA PAUTA
O deputado Eduardo Nóbrega, logo nas primeiras semanas de mandato na Assembleia Legislativa, em 2023, votou a favor de que o laudo para as pessoas com transtorno do espectro autista passasse a ter prazo indeterminado em todo o estado de São Paulo.
“Nosso entendimento é que não faz sentido exigir que os laudos sejam renovados a cada dois ou três anos. Foi uma vitória realmente muito importante para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Fico feliz de ter contribuído com essa pauta naquela votação”, relembrou Nóbrega.
A causa autista é uma luta antiga do mandato do deputado Eduardo Nóbrega. Quando foi vereador, realizou caminhadas em parceria com a Associação Borboleta Azul que reunia mães, pais, amigos, familiares e profissionais da saúde e educação em prol da conscientização sobre o tema.
VEJA MAIS FOTOS DA INAUGUTAÇÃO DO CENTRO TEA
Mín. 9° Máx. 19°