A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, 09 de junho, a campanha de vacinação contra a dengue. A ação acontecerá em todas as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com foco na imunização de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade.
A vacinação será realizada exclusivamente mediante apresentação da carteira do SUS, comprovante de residência em Taboão da Serra, caderneta de vacinação e presença dos pais ou responsáveis legais.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, o município recebeu do Governo do Estado três mil doses da vacina tetravalente (tipos 1, 2, 3 e 4). A estimativa da Secretaria de Saúde é de que aproximadamente 2.500 jovens estejam cadastrados no sistema como público-alvo da campanha, o que permitirá uma cobertura vacinal quase total.
O secretário de Saúde, Dr. Ailton Bogalho Jr., comemorou a chegada das doses e reforçou a importância da vacinação. “A nossa cobertura vacinal contra a dengue será praticamente de cem por cento no município. A chegada dessas doses mostra o comprometimento do prefeito Engenheiro Daniel com a gestão de saúde da cidade”, afirmou.
Dr. Ailton ainda fez um apelo aos pais e responsáveis: “Agora fica um alerta de extrema importância para que levem seus filhos para se imunizarem contra a dengue. A dose da vacina salva vidas e estará disponível em nossas Unidades Básicas de Saúde”.
A Secretaria de Saúde informou que a segunda dose da vacina será aplicada em setembro, respeitando o intervalo de três meses após a primeira aplicação.
Ações permanentes de combate à dengue
Paralelamente à campanha de vacinação, a Prefeitura segue intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti desde janeiro, por meio da iniciativa “Com a Dengue Não Se Brinca”. A campanha envolve esforços conjuntos das Secretarias de Saúde, Manutenção e da Defesa Civil.
Entre as ações realizadas nos bairros estão a roçagem e capinagem de terrenos, operação Cata-Bagulho, distribuição de material informativo e visitas com orientações sobre como evitar criadouros do mosquito.
A Prefeitura reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade coletiva e que a população deve colaborar, mantendo quintais e terrenos limpos, evitando o acúmulo de água e permitindo o acesso das equipes de saúde e vigilância ambiental.
Mín. 9° Máx. 19°