A manhã do último sábado (07) foi marcada por solidariedade e cuidado com os animais em Taboão da Serra. A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura, realizou um evento especial de adoção e castração em frente ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que resultou em conquistas importantes para a causa animal no município.
De acordo com o balanço divulgado pelo CCZ, dez animais, entre cães e gatos, ganharam um novo lar durante a ação. Todos os pets disponibilizados para adoção já estavam castrados, vermifugados, vacinados e prontos para receber amor e carinho de suas novas famílias.
“Você que quer ter um animalzinho em casa, é importante lembrar dos que ficam sob o cuidado do CCZ, que precisam de um lar e estão prontos para fazer parte da sua família. Esses cães e gatos são recolhidos das ruas e precisam de muito carinho e cuidado. Tenha sempre a adoção como a primeira opção na hora de trazer um pet para casa,” destacou Fabíola Ampessa, diretora do Departamento de Bem-Estar Animal e organizadora do evento.
Além das adoções, o evento promoveu um mutirão de castração que atendeu 271 animais ao longo do fim de semana, sendo 174 gatos (53 machos e 121 fêmeas) e 97 cães (41 fêmeas e 56 machos). A iniciativa busca contribuir com o controle populacional e garantir mais saúde e bem-estar aos animais da cidade.
“O Centro de Zoonoses é um braço importante da nossa pasta. Aqui cuidamos das vacinas e do controle de doenças dos nossos animaizinhos. A Prefeitura de Taboão da Serra se preocupa não só com as pessoas, mas também com os animais da cidade,” afirmou o secretário de Saúde, Dr. Ailton Bogalho Jr.
O CCZ realiza agendamentos para castrações durante a semana. Os interessados devem comparecer ao local com um documento oficial com foto e comprovante de residência em Taboão da Serra. Após o cadastro, a equipe entrará em contato para agendar o procedimento.
Com o sucesso do evento, a Prefeitura planeja realizar novas edições a cada dois meses. “O nosso plano é que eventos como esse aconteçam bimestralmente, para dar a chance de todos esses animais, tão carentes de cuidado, encontrem um lar,” concluiu Dr. Bogalho.
Mín. 12° Máx. 19°