Terça, 09 de Junho de 2026
11°C 23°C
Taboão da Serra, SP
Publicidade

Maio Amarelo começou esta semana em Taboão da Serra

Com teatros de fantoches, apresentações em escolas e panfletagem, as ações visam promover a consciência com o próximo em vias públicas

08/05/2026 às 21h19 Atualizada em 08/05/2026 às 21h25
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Escrito por Vera Sampaio, da PMTS
Compartilhe:
A Prefeitura de Taboão da Serra tem realizado campanhas de conscientização no trânsito de Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra tem realizado campanhas de conscientização no trânsito de Taboão da Serra

A Equipe da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) de Taboão da Serra apresentou o teatro de fantoches na EMEB Ugo Arduini na última terça-feira, dia 5 de março. A apresentação faz parte do cronograma de atividades da secretaria para a campanha nacional de Maio Amarelo, que busca chamar a atenção para atitudes que podem salvar vidas.

A campanha tem reconhecimento internacional e promove reflexões importantes sobre a prevenção de sinistros de trânsito, relembrando a condutores e pedestres como a segurança de todos está ligada diretamente a escolhas conscientes e cuidadosas.

Este ano, o tema do Maio Amarelo é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, e nasce do desafio de que enxergar o outro, especialmente os mais vulneráveis, é um gesto simples, mas que faz total diferença no dia a dia. Quando no volante, é fundamental que a atenção do condutor esteja totalmente alinhada com a sua função naquele momento. Ao pegar o celular, conversar com demais passageiros do veículo ou realizar qualquer ação que fragmente a atenção, é um risco, não só à própria vida, mas também à de todos que o cercam.

Continua após a publicidade

Em Taboão da Serra, a Divisão de Educação de Trânsito sabe bem disso e, por este motivo, a conscientização vai visitar cerca de dez escolas da rede municipal. Com o teatro de fantoches apresentação dos agentes de trânsito e circuitos de simulação, as crianças aprendem de forma lúdica e divertida conceitos importantes da educação viária, como não utilizar o celular enquanto dirige, não beber e dirigir, atravessar na faixa de pedestre e respeitar a sinalização de semáforos e placas.

A equipe também fará ações educativas de panfletagem em pontos da cidade, visando atingir outros públicos, para além do infantil. “Nosso objetivo é reduzir acidentes e salvar vidas. Isso se constrói com educação, conscientização e participação coletiva. O trânsito é uma responsabilidade de todos e é fundamental conscientizar desde cedo. Com esse trabalho nas escolas, estamos construindo uma nova geração mais responsável e atenta no trânsito”, comentou o secretário da pasta, Marcos Paulo de Oliveira.

Ações da Educação de Trânsito não se concentram no mês de maio, estendendo-se ao longo do ano inteiro, pois um trânsito melhor é construído diariamente. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sem foto
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Ver notícias
Taboão da Serra, SP
20°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 23°

20° Sensação
3.96km/h Vento
62% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
05h27 Pôr do sol
Qua 23° 12°
Qui 17° 14°
Sex 17° 14°
Sáb 18° 13°
Dom 22° 12°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 -0,66%
Euro
R$ 5,97 -0,39%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,934,64 -2,76%
Ibovespa
169,779,95 pts 0.66%
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias