domingo, 22 de setembro de 2019
11 98407-4416
Cidades

24/05/2019 às 18h01 - atualizada em 24/05/2019 às 18h18

Taboão da Serra / SP

Embu das Artes possui 59% de seu território em área de Proteção aos Mananciais
Dia da Mata Atlântica será comemorado em 27 de maio, data clama pela preservação desse importante bioma

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Embu das Artes possui 59% de seu território em área de Proteção aos Mananciais
Mata nativa localizada no Parque Pirajussara - Foto arquivo: Elizeu Teixeira Filho

No 27 de maio é o dia da Mata Atlântica, que é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo e estima-se que ainda exista apenas 7% do bioma natural, pois o restante foi devastado pelo processo de crescimento dos grandes centros urbanos. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, por meio da qual o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil em 1560, e, desde então, o dia tornou-se data nacional para comemorar esse bioma que está cada vez mais sofrendo agressões e sendo reduzido pela ação do homem através do desmatamento. A Mata Atlântica abrange uma área de aproximadamente 15% do total do território brasileiro, que inclui 17 estados, inclusive todo o território de São Paulo.

O município de Embu das Artes possui 59% de seu território situado em Área de Proteção aos Mananciais, faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e está inserido no Bioma Mata Atlântica. O que isso significa? Que Embu das Artes tem nas mãos um patrimônio imensurável para cuidar: águas e florestas, elementos essenciais para a continuidade e manutenção da vida em todos os seus níveis. Portanto, é preciso conhecer e valorizar esse valioso potencial da região e aprender a gerir, de forma sustentável, participativa e responsável, o que ainda resta dessa herança legada pela natureza ao município. Usufruir e preservar, desfrutar sem degradar. Esse desafio torna-se um marco gerenciador, um indicador ético, social econômico e cultural para as políticas públicas e para a formação cidadã da população embuense.

Dia 27/05 serve como ponto de reflexão sobre a relevância da preservação e de conscientização a respeito das ações necessárias para mudar essa situação. Uma ação a favor da Mata Atlântica, que cada um pode fazer, é conscientizar a sua comunidade em geral sobre os motivos essenciais para a proteção e recuperação dessa floresta, que é um dos biomas mais antigos do Brasil.


Busque alternativas para tornar esse dia especial, aqui vão algumas dicas:



  • Faça mutirão de limpeza de praças e plantio

  • Crie e desenvolva brincadeiras educativas com as crianças ao ar livre

  • Entre no site da Fundação SOS Mata Atlântica e fique por dentro dos eventos

  • Reúna a família e amigos e faça uma caminhada ecológica com piquenique

  • Reverencie a verde e exuberante da Mata Atlântica nessa data

  • Realize a limpeza de praias e córregos


POR: Elizeu Teixeira Filho/Fonte PMEA

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

2 comentários

Fernando

  ·  Embu das artes sp Aqui no jardim marajoara tao derrubando um monte d árvores pra construir empresa Em 26/05/2019 ás 00h29

Moises Soares dos santos

  ·  Embu Hahahahahahahahahahahahaha.... Venham olhar de perto.... Em 25/05/2019 ás 07h08
Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium