Quarta, 26 de junho de 2019
11 98407-4416
Cidades

13/06/2019 às 17h13

Taboão da Serra / SP

Taboão: Estrada Kizaemon Takeuti conta com faixa de retenção para motociclistas
A iniciativa consiste na criação de faixas exclusivas para a permanência dos motociclistas, à frente dos carros, antes da faixa de pedestres

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Taboão: Estrada Kizaemon Takeuti conta com faixa de retenção para motociclistas
Foto: Ricardo Vaz

Motocicletas são os veículos que mais matam no trânsito do país. Em 2018, na cidade de Taboão da Serra, 60% dos casos registrados foram por este tipo de modal, com 26,6% das mortes nas vias municipais. A criação de faixas exclusivas para motociclistas nas vias locais deve contribuir para a mudança desses números. 


De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana a iniciativa consiste na criação de faixas exclusivas para a permanência dos motociclistas, à frente dos carros, antes da faixa de pedestres. 


A Estrada Kizaemon Takeuti, no Jardim Pirajuçara, recebeu a intervenção. “Cobrimos toda a extensão da Kizaemon com 18 faixas de retenção para os condutores que trafegam por ali”, comenta o secretário de Transportes, Dr Gerson Brito. “Na prática, os motociclistas sairão à frente dos carros, na abertura do sinal, já que estarão entre 2,5 m a 3 m de distância dos veículos”, explica. 


A sinalização está presente nos dois sentidos da via, desde a divisa com Embu das Artes à de São Paulo. A Rua Luiz Carlos Ventura e em frente ao Poupatempo foram algumas que receberam a intervenção. O entroncamento da Estrada Benedito Cesário de Oliveira e outros 14 pontos também foram beneficiados.  


Experiência de sucesso


A faixa de retenção implantada em Taboão da Serra foi idealizada na Espanha, em 2008, nas cidades de Madri e Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos. Estudos avaliam que a área de espera exclusiva para motos em Barcelona diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos da metrópole. 


 

POR: Edimon Teixeira

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium