Domingo, 05 de Julho de 2020
11 98407-4416
Saúde Alimentação

Alimentação saudável e praticar atividades físicas ajuda na prevenção de doenças

Comer frutas, legumes e verduras pode ajudar porque são fonte de vitaminas, fibras e minerais

20/06/2019 17h51
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Elizeu Teixeira Filho/ Fonte Gov. SP
Alimentação saudável e praticar atividades físicas ajuda na prevenção de doenças
Alimentação saudável e praticar atividades físicas ajuda na prevenção de doenças

Muita gente sabe que manter hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir diversas doenças – entre elas, o câncer. A nutricionista Paloma Pietra explica que “existem três hábitos fundamentais para levar uma vida saudável e prevenir da doença: ter uma alimentação equilibrada, manter um peso adequado e praticar atividades físicas”.

Comer frutas, legumes e verduras pode ajudar porque são fonte de vitaminas, fibras e minerais, contendo inclusive antioxidantes que preservam o bom funcionamento do organismo. Esses alimentos estimulam a defesa natural do corpo e podem ajudar a destruir agentes cancerígenos sem causar danos graves às células.

Alimentos como brócolis, tomate e soja ajudam nesse processo e devem ser consumidos de forma moderada. Com essa atuação, é possível que eles bloqueiem ou até revertam os estágios iniciais da formação de um tumor.

A médica oncologista Maria Del Pilar conta que existem vários motivos que provocam o câncer e o envelhecimento pode ser um deles. “Mais da metade dos tumores vai acontecer depois dos 50 anos de idade. É por isso que o envelhecimento está relacionado ao câncer. Alguns hábitos antigos podem amenizar isso. Fazer atividade física, não fumar e não consumir alimentos industrializados, além de participar dos programas de prevenção, são medidas para reduzir os riscos de câncer”, afirma.

Hábitos

Porém, muitas pessoas só mudam seus hábitos de vida após acontecer um caso de câncer em alguma pessoa próxima. “Eu nunca me preocupei com alimentação, sempre comi fast food e congelados, até que minha mãe foi diagnosticada com câncer de fígado e eu percebi a importância que os alimentos têm em nossa vida”, relata a jornalista Roberta Schiazza.

Os exercícios também são fundamentais, de acordo com o médico oncologista Paulo Hoff. “Os exercícios físicos podem combater a obesidade e combatem o desequilíbrio hormonal, dois fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, além de serem importantes na recuperação e reabilitação dos pacientes oncológicos, por assumirem um impacto positivo sobre corpo e mente”, explica.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 04h47 - Fonte: Climatempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 27°

15° Sensação
7 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens
Terça (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias