Segunda, 16 de dezembro de 2019
11 98407-4416
Cidades

19/07/2019 às 22h51 - atualizada em 19/07/2019 às 23h07

Taboão da Serra / SP

São Paulo : Metrô, CPTM e EMTU terão postos de vacinação contra o sarampo
Neste sábado (20), “Dia D” da campanha, haverá aplicação em 29 estações e três terminais; público-alvo é de jovens de 15 a 29 anos de idade

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

São Paulo : Metrô, CPTM e EMTU terão postos de vacinação contra o sarampo
Metrô, CPTM e EMTU terão postos de vacinação contra o sarampo

Neste sábado (20), o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, haverá aplicação de vacinas tríplice viral em 29 estações de metrô e trens e em três terminais metropolitanos de ônibus. A ação é parte da campanha conjunta das Secretarias de Estado da Saúde e dos Transportes Metropolitanos para ampliar o número de pessoas imunizadas, especialmente jovens de 15 a 29 anos de idade.


A campanha vai até 16 de agosto e conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de instituições particulares.


O cronograma será divulgado semanalmente. Entre segunda e sexta-feira da próxima semana, de 22 a 26 de julho, haverá postos volantes em 19 estações e no Terminal Metropolitano São Mateus.


Em 2019, até o momento, foram confirmados 484 casos de sarampo no Estado de São Paulo. Desse total, 75% se concentram na capital, com 363 casos.


Público-alvo


A vacinação é destinada principalmente a jovens de 15 a 29 anos de idade, considerada a faixa etária mais vulnerável a infecções em razão da menor procura pela segunda dose da vacina. Por isso, a imunização deve ser feita de forma indiscriminada nesse público, ou seja, sem obrigatoriedade de apresentação da carteira vacinal. Quem não está nessa faixa etária deve consultar os profissionais de saúde em cada posto e levar a carteirinha para atualização, se necessário.


A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela).


Os profissionais de saúde das redes pública e privada também devem estar imunizados, considerando a possibilidade de contato com pessoas infectadas. Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.


Febre amarela


Neste sábado (20), além da vacina tríplice viral, haverá imunização contra febre amarela em estações da CPTM. São elas: Piqueri e Vila Aurora (Linha 7-Rubi), São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano (12-Safira), Palmeiras-Barra Funda (3-Vermelha, 7-Rubi e 8-Diamante). Na próxima quarta-feira (24), a ação se repete na Estação Piqueri, da Linha-Rubi.


 

POR: Elizeu Teixeira Filho/ Fonte Gov. SP

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium