Segunda, 16 de dezembro de 2019
11 98407-4416
Cidades

20/07/2019 às 20h55

Taboão da Serra / SP

Alfenas MG : Servidores da Educação participam de Curso de Alfabetização Método Fônico
Desde o início de 2019, para os professores e supervisores do 1º e 2º ano e de Sala de Recurso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi de aprendizado

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Alfenas MG : Servidores da Educação participam de Curso de Alfabetização Método Fônico
Servidores da Educação participam de Curso de Alfabetização Método Fônico

Alfabetizar uma criança, é sem dúvidas um dos gestos mais nobres que existe na Educação. Para isso acontecer, possuem diversas formas que podem auxiliar nessa jornada, dentre elas se encontra o “Método Fônico”, e é este método que tem sido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas, como uma de tantas tentativas de alfabetização.


Desde o início de 2019, para os professores e supervisores do 1º e 2º ano e de Sala de Recurso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi de aprendizado. Os professores, professoras, supervisores e supervisoras participaram do curso de formação sobre Alfabetização pelo Método Fônico, ministrado pela fonoaudióloga da Prefeitura de Alfenas, formada em fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas.


De acordo com a SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o curso foi dividido em dois módulos. Na primeira oportunidade, cerca de 11 encontros presenciais foram realizados no sentido de trabalhar a consciência fonológica e percepção linguística de maneira conjunta, fazendo com que, através da mediação de um profissional da educação, as crianças possam perceber o som da língua portuguesa e transpor esse som para a escrita, associando o que se ouve, com a palavra que deve ser escrita ou lida. Já no segundo módulo o curso contou com uma carga horária de 100 horas.


“O curso foi muito produtivo, onde oportunizamos mais um método de ensino para a Rede de Educação, na perspectiva de contribuir em outras formas de alfabetização, podendo abarcar também as crianças com dislexia e déficit de atenção”, ressaltou Tani Rose, secretária de Educação e Cultura do município.


 

POR: Ascom/ Prefeitura de Alfenas

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium