Segunda, 16 de setembro de 2019
11 98407-4416
Cidades

22/08/2019 às 12h54

Taboão da Serra / SP

Saúde de Caieiras dobra sua capacidade de atendimento
Entre as ações que colaboram para isso, está a transferência da gestão do Pronto Atendimento Adulto e Infantil para uma Organização da Sociedade Civil

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Saúde de Caieiras dobra sua capacidade de atendimento
Foto: PMC

Através de medidas administrativas e planejamento estratégico, a Secretaria da Saúde de Caieiras conseguiu praticamente dobrar a abrangência da Atenção Básica - que nada mais é do que a "porta de entrada" no Sistema Único de Saúde, que promove o atendimento inicial ao cidadão - de 28% para 47% em pouco mais de um ano.


As ações que colaboraram para que isso se tornasse possível foram as seguintes: a transferência da gestão do Pronto Atendimento Adulto e Infantil para uma Organização da Sociedade Civil, que permitiu o remanejamento dos médicos para as Unidades de Saúde, a implantação da Estratégia Saúde da Família (inicialmente nos bairros Sítio Aparecida e Vila Rosina), a criação de 17 equipes de Atenção Básica - compostas por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem - e a ampliação da carga horária dos enfermeiros para 40 horas semanais.


Com esse acréscimo, Caieiras pode buscar a instalação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no município. O Novo Pronto Socorro, cujas obras já foram iniciadas, terá toda a estrutura necessária para acomodar uma UPA futuramente.


 

POR: PMC

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium