Segunda, 16 de setembro de 2019
11 98407-4416
Cidades

13/09/2019 às 20h57

Taboão da Serra / SP

Mogi Mirim SP : Mutirão contra a dengue será neste sábado, 14, em 7 bairros da Zona Norte
Com o segundo maior número de casos positivos entre todas as regiões da cidade, atrás apenas da Zona Leste, a Zona Norte recebe mais uma vez o mutirão.

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Mogi Mirim SP : Mutirão contra a dengue será neste sábado, 14, em 7 bairros da Zona Norte
Mutirão contra a dengue será neste sábado, 14, em 7 bairros da Zona Norte - Foto: PMMM

MOGI MIRIM SP - A  Secretaria de Saúde retoma os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, na manhã deste sábado (14). Com o segundo maior número de casos positivos entre todas as regiões da cidade, atrás apenas da Zona Leste, a Zona Norte recebe mais uma vez o mutirão.


Aproximadamente 125 funcionários da Prefeitura, entre as secretarias de Saúde, Serviços Municipais, Agricultura, Educação, Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), entre outros, estarão, das 8h às 16h, no Jardim Paulista, Jardim Scomparim, Jardim Silvânia, Jardim Nazareth, Jardim Primavera II, Jardim Murayama III e Inocoop.


Nessa região se localizam ruas e avenidas com grande quantidade de residências, como a Avenida Pedro Botesi, Avenida Juscelino Kubitschek e ao acesso à Rodovia SP-340, próximo a Churrascaria Gauchão do Tchê. O último mutirão organizado pela Administração ocorreu no dia 29 de junho, nos mesmos bairros da ação programada para este sábado.


A concentração está prevista para às 8h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Humberto Brasi. O trabalho dos servidores municipais, além de orientar a população, serve para limpar casas e terrenos baldios com concentração excessiva de sujeira, locais que podem servir como criadouros do mosquito transmissor.


Serão nove caminhões à disposição dos funcionários para a retirada de toda a sujeira e o entulho. Desde quarta-feira, um carro de som percorre ruas e avenidas comunicando moradores e comerciantes sobre o mutirão de sábado.


Identificação


A Vigilância em Saúde, um dos órgãos responsáveis pelo mutirão, pede a colaboração dos moradores quanto à permissão para que as equipes entrem nas casas e façam o serviço de orientação e limpeza. Historicamente, a Zona Norte é uma região onde a resistência pela entrada dos servidores é registrada com frequência. Para isso, todos os agentes estarão identificados com coletes e crachás.


Os Agentes de Saúde vestirão coletes azuis, com os escritos “Agentes Comunitários de Saúde”, enquanto os Agentes de Endemias terão estampado em seus materiais os dizeres “Vigilância Ambiental”. Os uniformes fazem parte da nova leva adquirida pela Secretaria de Saúde e entregue aos funcionários em agosto, visando, justamente, colaborar para a identificação dos profissionais e confiança dos moradores. Coletes na cor verde serão utilizados por servidores que não integram os grupos de agentes.


Rogério Marcos Garros, encarregado da Vigilância Ambiental, pede que a população se atente ao acúmulo de água em suas casas. Caso exista, é aconselhado a utilização no mesmo dia. Vale lembrar que o mosquito transmissor deposita seus ovos em recipientes que um dia podem acumular água, e não que já possuem o líquido.


“Os moradores precisam evitar todo e qualquer tipo de recipiente que um dia possa reter água. Devem tomar cuidado com ralos, pneus e recipientes atrás de geladeiras e no ar-condicionado. Precisamos intensificar esse trabalho e, para isso, contamos com a colaboração de toda a população”, ressaltou.


 

POR: SECOM/PMMM

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium