Sábado, 15 de Agosto de 2020
11 98407-4416
Educação Educação

Mais de 863 mil alunos da rede estadual de SP farão as provas do Saeb 2019

Avaliação do governo federal compõe o principal indicador de educação do país e ajuda a guiar políticas públicas

18/10/2019 09h37
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Gov.SP
Foto: Gov. SP
Foto: Gov. SP

Mais de 863 mil alunos da rede estadual de São Paulo farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. A aplicação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep), por meio da Fundação Cesgranrio.

A Cesgranrio é responsável por agendar os exames nas escolas durante este período, de forma que não atrapalhe o cronograma pedagógico. É imprescindível que os alunos participem das avaliações para que os resultados finais revelem o cenário real da aprendizagem.

Todos os alunos matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas farão as provas de Língua Portuguesa e Matemática.

A aplicação para os alunos das 2ª séries do Ensino Fundamental será amostral, ou seja, apenas uma parcela dos estudantes vai ser selecionada para as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.

Assim como para as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas cuja aplicação também será amostral para os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental.

Resultados compõem Ideb

O Saeb é o sistema de avaliação nacional do Inep e substitui a chamada Prova Brasil. Seu resultado compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de educação pública do Brasil.

Os resultados da avaliação ajudam a retratar a realidade da educação de cada escola, município e estado. Dessa forma, contribui, ainda, para direcionar a destinação de recursos e a implementação de políticas públicas.

Além dos testes cognitivos para cada área do conhecimento e componente curricular, os estudantes também respondem a questionários que traçam o perfil socioeconômico e cultural dos alunos e suas famílias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 13h08 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

18° Sensação
13 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias