Quinta, 21 de novembro de 2019
11 98407-4416
Cidades

23/10/2019 às 21h03

Taboão da Serra / SP

Bauru SP : Carreta do ‘Mulheres de Peito’ atende até o dia 31 de outubro
O serviço-móvel oferece mamografias gratuitas, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Bauru SP : Carreta do ‘Mulheres de Peito’ atende até o dia 31 de outubro
Carreta do ‘Mulheres de Peito’ atende até o dia 31 de outubro - Foto: Alexandre Moreira

BAURU SP  - A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, atende até o fim deste mês em Bauru. O serviço-móvel oferece mamografias gratuitas, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.


Em Bauru, o serviço começa nesta quinta-feira, 24 de outubro,  e fica até a próxima quinta, 31. Na próxima semana as carretas vão chegar a Presidente Prudente e Cotia. Além das mulheres entre 50 e 69 anos, o “Mulheres de Peito” também atende pacientes mais jovens. Mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação pode ter sido emitida tanto por profissionais da rede pública quanto particular.


A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente. O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo.


O veículo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.


Agendamento telefônico


O programa de prevenção da Saúde também tem o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames de mamografias, que são marcados via central de vagas estadual em mais de 200 serviços espalhados pelo Estado. Para as mulheres dentro da faixa etária do programa, 50 a 69 anos, também não há a necessidade de pedido médico.


Caso seja detectado algum problema, seja nos exames realizados nas carretas ou nos agendados via 0800, as mulheres são encaminhadas para acompanhamento e tratamento em um hospital de referência da rede estadual.


 

POR: Governo de S. Paulo

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium