domingo, 17 de novembro de 2019
11 98407-4416
Cidades

31/10/2019 às 21h10 - atualizada em 31/10/2019 às 21h44

Taboão da Serra / SP

Taboão da Serra é exemplo para o Brasil de como se ensinar matemática às crianças
Saiba alguns dos fatores que geram este sucesso e repercussão até mesmo na TV Globo

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Taboão da Serra é exemplo para o Brasil de como se ensinar matemática às crianças
Métodos utilizados para o ensino da matemática chamaram a atenção da TV Globo, que recentemente fez uma reportagem na EMEF Professor Oscar Ramos Arantes. Foto: Reprodução/TV Globo

Muita gente tem dificuldade de aprender matemática ou a considera desinteressante. Mas ela não é! Em Taboão da Serra, os alunos da rede municipal de ensino aprendem de verdade a disciplina e com o melhor de tudo: de uma forma bastante divertida. Isso porque a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, possui diversos programas, projetos e ferramentas que auxiliam o ensino, como por exemplo o Mind Lab, Khan Academy, o Matematicando no Parque e a utilização de 780 IPads 6ª geração nas escolas.


O Mind Lab é um programa presente em mais de 13 escolas da cidade, cujo objetivo é desenvolver o raciocínio lógico e incentivar os alunos a tomar decisões e desenvolver habilidades para toda a vida através de jogos. O Khan Academy é outro programa existente em pelo menos nove unidades de ensino. Trata-se de uma plataforma virtual que oferece vídeos, atividades gratuitas, desafios e jogos para aprender matemática e outras disciplinas.


Já o Matematicando no Parque, além de possuir a mesma importância dos programas citados anteriormente, é, na prática, a “consagração” de todo o trabalho desenvolvido por alunos e professores nas escolas. A iniciativa é um evento realizado anualmente no Parque das Hortênsias, onde as escolas municipais levam ao público tudo aquilo que aprenderam de forma muito prazerosa. A ação de 2019 será a 6ª edição e deverá ocorrer em novembro. O evento sempre lotou o parque.


O secretário de Educação, Prof. João Medeiros, explica que a gestão do prefeito Fernando Fernandes realiza investimentos constantes que contribuíram para a elevação da qualidade do ensino municipal. “O trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula associados ao uso programas e ferramentas como o Mind Lab e a Khan Academy fizeram com que nossos alunos aprendessem matemática de verdade. Tanto é que atingimos 6.8 pontos no IDEB 2017, uma das maiores notas da região e olha que nossa rede tem 31 mil alunos”, destacou. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador do Ministério da Educação que avalia a qualidade do ensino das escolas de todo o país.


src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

POR: Elizeu Teixeira Filho

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium