domingo, 15 de dezembro de 2019
11 98407-4416
Cidades

23/11/2019 às 21h11 - atualizada em 23/11/2019 às 21h41

Taboão da Serra / SP

Osasco : Centro de Referência em Diabetes é inaugurado
A inauguração do espaço foi realizada pelo prefeito Rogério Lins no dia, 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Osasco : Centro de Referência em Diabetes é inaugurado
Centro de Referência em Diabetes é inaugurado - Foto: Marcelo Deck

OSASCO SP  - O município agora conta com um Centro de Referência em Diabetes. A inauguração do espaço foi realizada pelo prefeito Rogério Lins no dia, 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes. O Centro de Referência em Diabetes Dr. Antônio da Costa conta com a parceria da CPClin (Centro de Pesquisa Clínica), possui cinco consultórios e oferecerá atendimento com uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiras especialistas em atendimento em diabete e assistentes sociais, além de grupos de orientação e de educação em diabetes voltados aos profissionais da atenção básica, pacientes e familiares.   


A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde, Fernando Machado, do chefe de gabinete, José Carlos Vido, da diretora da Policlínica Sul, Suzete Franco, e do coordenador técnico do Centro de Referência, Dr. José Amando Mota.


“O Centro de Referência em Diabetes foi denominado Dr. Antônio da Costa (in memorian) em homenagem a esse importante médico que contribuiu por décadas com a saúde pública do nosso município”, destacou o prefeito Rogério Lins.


“Nosso programa de prevenção e tratamento da doença contará com ações preventivas de orientação alimentar e atividades físicas para que todos tenham uma vida mais saudável”, destacou Lins.


A esposa do homenageado, Cristina Polado Costa, as filhas Maria Cláudia e Maria Cristina e o neto Henrique das Artes descerraram a placa com as autoridades presentes e a paciente Alice, de 8 anos, que estava na companhia de sua mãe. A pequena foi diagnosticada há um ano com diabetes mellitus e agora terá acompanhamento médico no novo Centro de Referência em Diabetes de Osasco.


O secretário de Saúde, Fernando Machado, que é ortopedista, deu um depoimento que emocionou a todos. Ele relatou momentos de infância e juventude que viveu com a irmã que sofria com a doença, sendo esse um dos principais motivos que o motivaram a fazer medicina e poder ajudar o próximo.


O endocrinologista e coordenador técnico, José Amando Mota, parabenizou o prefeito Rogério Lins pela criação do Centro de Referência em Diabetes, pois avalia ser de suma importância Osasco ter um centro de atendimento como este, visto que o diabetes é um problema de saúde pública mundial e a prevenção e o tratamento adequado são o melhor caminho, comentou ele durante o evento.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos e os principais agravantes que podem levar ao desenvolvimento da doença são obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada.


O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de diabetes dos países com o maior número de casos (sendo o Rio de Janeiro a capital brasileira com maior prevalência de diagnóstico médico da doença, com 10,4 casos a cada 100 mil habitantes), atrás de China, Índia e Estados Unidos.


Doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes matam mais que que o vírus HIV, a tuberculose e o câncer de mama juntos, sendo que 70% das amputações no Brasil ocorrem por causa do diabetes. Já Retinopatia, doença renal de diabetes, amputações, infartos e derrames, ainda são frequentes embora dados de mortalidade tenham apresentado discreta queda, de acordo com a OMS.


O evento contou ainda com a participação do padre Odair, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, do Km 18, que fez uma reflexão em oração e em seguida aspergiu água benta no local; do professor Sena, representando o secretário de Transportes e da Mobilidade Urbana, Lau Alencar; Julião, Ouvidor Geral, entre outras autoridades.


src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

POR: Olga Liotta

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium