Quarta, 22 de janeiro de 2020
11 98407-4416
Cidades

05/01/2020 às 20h42 - atualizada em 05/01/2020 às 20h50

Taboão da Serra / SP

Sabia que Taboão da Serra tem um Cristo Redentor?
Ele fica localizado no alto do morro da Vila Pazzini

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Sabia que Taboão da Serra tem um Cristo Redentor?
Foto: Elizeu Teixeira Filho/Arquivo/Jornal SP Repórter News

Talvez muitos não saibam, mas Taboão da Serra possui um Cristo Redentor no alto do morro da Vila Pazzini. Inclusive, a estátua é citada no Hino Oficial da cidade, escrito por Waldemar Gonçalves. "Também tem, no alto do morrro, nosso Cristo Redentor", diz a letra.


De acordo com relatos históricos, a estátua existe antes mesmo da fundação de Taboão da Serra como município, o que faz dele um patrimônio histórico e cultural do município, proibido, inclusive, sua “remoção, demolição ou obras que prejudiquem de forma direta ou indireta sua preservação ou visibilidade”, com proteção permanente.


Esta consideração pelo Cristo é lei na cidade. A autoria, na Câmara Municipal, foi do então vereador Paulo de Souza Félix, através da Lei n° 1631/2006. Ainda de acordo com o texto, em seu artigo 1°, “A estátua do Cristo Redentor, localizada nos altos da Vila Pazzini e seu entorno, conhecido como "Morro do Cristo" ficam incorporados ao patrimônio histórico e cultural do Município”.


Através do Projeto da Prefeitura de Taboão da Serra “Conhecendo a Minha Cidade”, alunos da rede municipal de ensino fizeram e fazem estudo de campo em vários pontos históricos da cidade. Entre eles, um dos mais visitados e que surpreendem as crianças é a estátua do Cristo.


src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">


Palco por vários anos da encenação da tradicional Paixão de Cristo, o monumento sagrado tem acesso feito por meio de uma longa escadaria. Uma cidade que se desenvolve rapidamente em termos econômicos e sociais, também não pode se esquecer de sua história. Taboão certamente é um exemplo quando o assunto é a preservação das raízes.


Na atual gestão do prefeito Fernando Fernandes e com o comando do secretário de Educação, professor João Medeiros, criou-se recentemente o projeto “Taboão da Serra: Construindo Sua História nas Trilhas do Futuro”. Entre os desdobramentos da iniciativa, destaque para o livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes”. A obra, fruto de um intenso trabalho de pesquisa, é um valiosíssimo tesouro sobre a história da cidade. 

POR: Elizeu Teixeira Filho

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium