Sábado, 25 de janeiro de 2020
11 98407-4416
Cidades

13/01/2020 às 21h32 - atualizada em 13/01/2020 às 21h37

Taboão da Serra / SP

Embu das Artes completa 61 anos em fevereiro
Município é um dos principais turísticos do Estado de São Paulo

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Embu das Artes completa 61 anos em fevereiro
Foto: Elizeu Teixeira Filho/Arquivo/Jornal SP Repórter News

Um dos principais roteiros turísticos de São Paulo e de todo o Brasil, Embu das Artes completará no dia 18 de fevereiro 61 anos de emancipação. Até 1959, o local pertencia à Itapecerica da Serra.


Os emancipadores que articularam a realização de um plebiscito, pelo qual a maioria dos moradores votou e escolheu pela independência do município.


Embu das Artes ganhou sua autonomia graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas que iniciaram uma forte campanha pela emancipação com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.


A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de1959, que resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1 de janeiro de 1960 juntos com os vereadores.


Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é atualmente uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 50 anos de atividade neste ano e recebe cerca de 30 mil visitantes por fim de semana no Centro Histórico, que é formado pelo Museu de Arte Sacra (construído pelos jesuítas e índios no século XVII), além de belas alamedas e construções que lembram um ambiente interiorano, onde se encontra vasto comércio com bares, restaurantes, lojas de artesanato, móveis rústicos etc. 


src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">


Em 2011, por meio de plebiscito, os munícipes decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi conhecida popularmente.

POR: Elizeu Teixeira Filho

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium