Quarta, 22 de janeiro de 2020
11 98407-4416
Cidades

15/01/2020 às 21h12 - atualizada em 15/01/2020 às 21h23

Taboão da Serra / SP

Veja quatro pessoas de Taboão da Serra com trabalho reconhecido em todo Brasil
O Jornal selecionou quatro dentre muitas personalidades taboanenses que se destacam em todo o país

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Veja quatro pessoas de Taboão da Serra com trabalho reconhecido em todo Brasil
Foto: Elizeu Teixeira Filho/Arquivo/Jornal SP Repórter News

Taboão da Serra tem muitos filhos que dão orgulho para toda a sua população. Alguns deles conseguiram se tornar referência em seus setores de atuação. Seja na cultura, no humor, na defesa das mulheres ou no esporte, a cidade está bem representada em âmbito nacional.


Com o intuito de homenagear alguns deles – claro que existem muitos outros que desenvolvem um brilhante trabalho – o Jornal SP Repórter News lista quatro personalidades que foram (Zagatti, em memória) ou são engajadas e tem sucesso em suas respectivas áreas e que nasceram ou não em Taboão, mas levam seu nome por onde passam. Confira!


José Luiz Zagati: Taboão da Serra é uma cidade com muitas pessoas que marcaram história fazendo o bem. Uma delas foi José Luiz Zagati. Aos quatro anos, a criança que ficou encantada ao conhecer o cinema, realizou seu sonho cerca de 50 anos mais tarde: criar o próprio cinema. Mas não um cinema convencional como estes em que as pessoas compram ingressos. O cinema de Zagati, o Mini Cine Tupy, era um local que passava filmes para muitas crianças e jovens da periferia no Jardim Record. O espaço ficava na garagem de sua casa e era equipado com materiais reciclados que encontrava ou recebia em doações, como projetores e trechos de filmes. Este trabalho de Zagati ganhou repercussão em todo o Brasil, chamando a atenção da grande imprensa, com entrevistas para diversas emissoras de televisão, como a Globo e a Cultura. Merecidamente, Zagati recebeu o “Oscar” do cinema brasileiro, que é o Troféu Kikito, prêmio máximo concedido no Festival de Gramado. Zagati faleceu em 27 de outubro de 2016 aos 66 anos. Com certeza os moradores de Taboão e região, principalmente as crianças que assistiram os filmes projetados no Mini Cine Tupy, jamais o esquecerão.


src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">


José Luiz Zagati. Foto: Arquivo


Sérgio Vaz: Um dos nomes que mais traz orgulho para Taboão da Serra é o de Sérgio Vaz. E não só para Taboão, como também para todo o Brasil. Natural de Minas Gerais, Vaz reside em Taboão há muitos anos e é referência internacional como poeta, escritor e um dos grandes nomes da Cultura, inclusive sendo o criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e um dos criadores do Sarau da Cooperifa — movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro cultural. O projeto também promove o encontro de leitores e escritores e divulga a poesia nas escolas. Entre vários prêmios e reconhecimentos, em 2009, foi eleito pela revista Época uma das cem pessoas mais influentes do Brasil.


Sérgio Vaz. Foto: Facebook


Sueli Amoedo: Advogada, Sueli é também coordenadora dos Direitos da Mulher na cidade. Por desenvolver um trabalho de referência na defesa da mulher, Sueli tem sido convidada frequentemente para conceder entrevistas para grandes emissoras de TV, como a Rede Globo, sempre abordando aspectos ligados a rede de proteção da mulher de Taboão, que é exemplo para outros municípios.Taboão dispõe de uma rede de proteção à mulher, com iniciativas como a Patrulha Guardiã Maria da Penha, auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência, conscientização e reeducação de homens agressores através do Projeto Tempo de Despertar e todos estes programas poderão funcionar de maneira mais adequada no novo espaço.


Sueli Amoedo. Foto: Ricardo Vaz


Thiago Ventura: Um dos principais comediantes do Brasil é de Taboão, e sempre faz questão de dizer isso ao seu público. Com quase 3,5 milhões de seguidores no Facebook e 3,8 milhões no Instagram, Thiago é sucesso na internet e também nos palcos, com uma agenda lotada de shows e participações em programas televisivos, como o The Noite, do Danilo Gentili, do SBT.


Thiago Ventura. Foto: Facebook

POR: Elizeu Teixeira Filho

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium