Sexta, 21 de fevereiro de 2020
11 98407-4416
Cidades

08/02/2020 às 13h00 - atualizada em 08/02/2020 às 11h20

Taboão da Serra / SP

Taboão da Serra realiza a 7ª edição do Ano Novo Chinês neste domingo, 9
O evento terá uma programação especial repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, palestra, acupuntura, apresentações musicais, demonstrações de luta com espadas e barracas de comidas típicas

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter

Taboão da Serra realiza a 7ª edição do Ano Novo Chinês neste domingo, 9
O evento terá uma programação especial repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, palestra, acupuntura, apresentações musicais, demonstrações de luta com espadas e barracas de comidas típicas - Foto: Ricardo Lima

TABOÃO DA SERRA : A Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Água de Lily Lau com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Esportes realiza neste domingo, 9 de fevereiro, das 14h às 20h, a 7ª edição do Ano Novo Chinês, na praça Nicola Vivilechio localizada no centro, de Taboão da Serra, para quem curte e quer saber mais sobre a cultura chinesa.


O evento terá uma programação especial repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, palestra, acupuntura, apresentações musicais, demonstrações de luta com espadas e barracas de comidas típicas. O Ano Novo Chinês começou no dia 25 de janeiro e terminará em 11 de fevereiro 2021. Ele será regido pelo rato. No calendário chinês, esse é o ano 4.718.


Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wanderley Bressan, o evento busca difundir e promover a integração cultural entre os dois países. “O Ano Novo Chinês já faz parte do calendário cultural da cidade. Quem comparecer ao evento poderá conhecer um pouco sobre a cultura chinesa e culinária. A festividade traz para nossa cidade mais cultura, além de levar para as crianças para esporte e lazer”, falou.


A festividade terá o desfile com todas as escolas, que irão apresentar dragões, leões e outros símbolos da rica cultura chinesa. Ao som do tambor conhecido como Tayko, os alunos desfilarão apresentando roupas de luta. Logo em seguida, serão feitas demonstrações de luta com espadas, nunchaku e outras performances.


De acordo com o organizador do evento, Fábio Lachi, a iniciativa busca trazer um pouco da milenar cultural chinesa para Taboão da Serra e região. “Pelo sétimo ano consecutivo colocamos a comemoração do Ano Novo Chinês em um ponto diferente da cidade, para que possamos levar a festividade para diversos bairros e não fique concentrado em um lugar só, para dar a oportunidade de todo o munícipe participar e conhecer a festa”, disse.


O rato é o primeiro animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. Pela crença, os animais também recebem a influência dos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra. Por isso, o calendário chinês possui cinco ciclos de 12 anos cada.


 

POR: Ricardo Lima

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook

© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados

Endereço do jornal: Rua Jundiaí, 56, bairro: Arraial Paulista, Taboão da Serra, São Paulo

Jornalista responsável: Elizeu Teixeira Filho. MTB: 50919/SP

Diretora geral: Vilma Kovacs

Site desenvolvido pela Lenium