Quinta, 04 de Junho de 2020
11 98407-4416
Cidades Taboão da Serra

Site resgata a história de Taboão da Serra com trabalho primoroso de pesquisa

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação preserva a memória taboanense para as atuais e futuras gerações

18/05/2020 22h51 Atualizada há 2 semanas
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Redação
Uma das dezenas de fotos disponíveis no site é essa da Praça Nicola Vivilechio, no centro da cidade, que na década de 70 ainda se chamava Praça 31 de março. A foto é do acervo do Jornal Gazeta do Taboão.
Uma das dezenas de fotos disponíveis no site é essa da Praça Nicola Vivilechio, no centro da cidade, que na década de 70 ainda se chamava Praça 31 de março. A foto é do acervo do Jornal Gazeta do Taboão.

Com a quarentena, em que os moradores de Taboão da Serra buscam atividades culturais que não os exponham aos riscos de contaminação do Covid-19, uma dica muito interessante é acessar o site História e Memória.

O portal desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação preserva e divulga histórias e memórias da cidade de Taboão da Serra através de diferentes elementos presentes na sociedade. Com um trabalho de referência em toda a região, o secretário da pasta, professor João Medeiros, sempre teve também um olhar muito atencioso para a preservação da história do município.

No site, os internautas podem acessar conteúdos muito interessantes, com temas como “Construção da Cidade”, “Primórdios da Política Local”, “Esporte e Saúde”, “Arte e Cultura”, “Núcleos de Povoamento”, Religiosidade”, entre outros. A base temática é o material didático construído desde 2003 para o qual vêm sendo recolhidas memórias orais, documentos, publicações, fotos, mapas e outros registros.

A viagem no tempo também se dá através da galeria de fotografias raras que retratam Taboão em diferentes épocas, como por exemplo a inauguração do Parque das Hortênsias, em 1978, e as obras de pavimentação da Avenida Paulo Ayres, na década de 70.

Outra iniciativa que pode ser acessada através do site é o livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes”. Lançada em 2017 pela Secretaria de Educação, a obra conta a história da cidade a partir de fatos ocorridos ainda no Século XVIII e também os primeiros registros que remetem ao nome da cidade ao processo de emancipação, sacramentado em 19 de fevereiro de 1959. São mais de 170 páginas de muita história.

O endereço para que você possa conhecer ainda mais tudo sobre Taboão da Serra é: http://www.taboaohistoriaememoria.com.br/ .

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias