Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra estão com taxa de isolamento social de 46%, 49% e 47%, respectivamente. Os dados são os mais recentes, do dia 18 de maio, e são disponibilizados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (SIMI-SP).
Esses números preocupam as autoridades médicas e políticas da região. Quanto menor for o isolamento, maior a probabilidade de cada vez mais pessoas contaminadas, dizem especialistas médicos.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.
Os dados de telefonia móvel são analisados pela central de inteligência para fazer indicação de tendências de deslocamento das pessoas e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O Jornal aproveita a leitura e pede: mantenha todos os cuidados possíveis para se proteger! Pratique o distanciamento social, lave as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) regularmente com água e sabão ou utilize o álcool em gel, cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar e evite tocar olhos, nariz e boca e se precisar sair, utilize máscara.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 18° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.