Quarta, 28 de Outubro de 2020
11 98407-4416
Cidades Taboão da Serra

Comércios voltam a abrir em Taboão da Serra no dia 15 de junho

Prefeito falou que a medida está sendo feita com responsabilidade e com protocolos dos segmentos econômicos que atuam no município

13/06/2020 01h56 Atualizada há 5 meses
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Elizeu Teixeira Filho
Prefeito concedeu, ao lado da secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, entrevista coletiva para falar sobre ações relacionadas ao coronavírus na cidade. Foto: Ricardo Lima/PMTS
Prefeito concedeu, ao lado da secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, entrevista coletiva para falar sobre ações relacionadas ao coronavírus na cidade. Foto: Ricardo Lima/PMTS

O prefeito Fernando Fernandes, de Taboão da Serra, anunciou que a cidade retomará as atividades econômicas a partir da próxima segunda-feira, 15 de junho. A ação contempla a rede comercial, o shopping local e os prestadores de serviços, com horário reduzido para seis horas de funcionamento. A informação oficial foi dada pelo chefe do Executivo em uma entrevista coletiva nessa sexta-feira, 12.

Os estabelecimentos que deverão, no entanto, continuar fechados são as academias, restaurantes e bares. A cidade passou, por decisão do governo estadual, da zona vermelha para a laranja, o que possibilitou essa flexibilização.

"Comércios e empresas voltarão a abrir. Isto principalmente porque conseguimos chegar a uma quantidade de leitos de UTIs minimamente segura no Estado. Taboão recebeu esta semana 5 novos respiradores do governo estadual, que foram instalados no hospital de campanha e na UPA, que hoje tem todos os seus leitos direcionados a pacientes de Covid-19. Temos atualmente 17 leitos com respirador. Mas é importante deixar claro, que o vírus da Covid-19 continua circulando, então é preciso que muitos cuidados sejam tomados", falou o prefeito em vídeo publicado nessa quinta, em sua página no Facebook.

Em uma entrevista exclusiva ao Jornal SP Repórter News, Fernandes pediu ainda que, apesar da reabertura, que a população frequente os estabelecimentos apenas em casos de urgência e, se possível, que continue em casa. "A gente espera uma reabertura bastante responsável, de todas as partes, tanto dos comerciantes, quanto dos clientes. Aqueles que precisem fazer compras, que vão. Mas aqueles que não têm necessidade, que vão ao shopping para passear, para ver vitrine, que iriam à praça de alimentação que, aliás, não vai funcionar, que tenham a consciência de não fazerem isso nesse momento. A pandemia não acabou! Flexibilização não significa fim de pandemia, ao contrário, é um momento da pandemia, que pode piorar se nós não formos responsáveis".

A retomada tem sido construída de forma conjunta, entre prefeitura e representantes dos mais variados comércios do município, com a construção de protocolos, que são regras que tem por objetivo preservar a saúde dos clientes, levando em conta temas básicos e fundamentais, como o uso de máscara, a proibição de aglomeração, uso de álcool em gel, distanciamento social, entre outras medidas a serem sempre observadas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 22h16 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 34°

23° Sensação
11 km/h Vento
53% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias