Quarta, 08 de Julho de 2020
11 98407-4416
Cidades Guarulhos

Guarulhos deverá ter novo hospital municipal para crianças e adolescentes

Trata-se do HCGru (Hospital da Criança de Guarulhos), que deverá ser construído numa área da Prefeitura no bairro do Macedo, com recursos da iniciativa privada

25/06/2020 21h06
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: PMG
Foto: Lucas Dantas /PMG
Foto: Lucas Dantas /PMG

O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), anunciou durante uma live nas redes sociais, no início da noite desta terça-feira (23), que a cidade deverá ter um novo hospital municipal voltado ao atendimento de crianças e adolescentes. Trata-se do HCGru (Hospital da Criança de Guarulhos), que deverá ser construído numa área da Prefeitura no bairro do Macedo, com recursos da iniciativa privada, a partir do Programa de Parcerias e Investimentos do governo federal. 

O projeto teve início em 2018, quando o Departamento de Incentivo às Parcerias Público-Privadas da Prefeitura iniciou as tratativas com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), celebrando um acordo de cooperação técnica visando ao planejamento e estruturação de projetos de desestatização. “Desde o primeiro dia de mandato trabalhamos incansavelmente em projetos que visem a melhorar a vida de nossa população. É com muita alegria que podemos hoje fazer o anúncio de um novo hospital”, afirmou Guti.

O prefeito revelou que, no último dia 10 de junho, o projeto do HCGru foi qualificado no PPI - Programa de Parcerias e Investimentos, em reunião do CPPI (Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos) que contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, além de dez ministros. Com a aprovação, o projeto guarulhense passa a ser tratado como prioridade nacional por todos os órgãos envolvidos nos trabalhos, que já estão adiantados no âmbito municipal.

O novo hospital, que irá dobrar a capacidade de atendimento ao público entre zero e 17 anos, deve ocupar uma área da Prefeitura na rua Claudino Barbosa, onde hoje funciona uma garagem municipal. Serão 150 leitos, entre internação e apoio, incluindo áreas novas e específicas para traumas, por exemplo. O complexo também contará com setores exclusivos para pacientes que se encontrem em observação ou internação, que serão separados em razão do sexo e da idade.  

Atualmente, o Hospital Municipal da Criança e Adolescente, único público exclusivamente infantil em toda a região do Alto Tietê, funciona em um prédio alugado na região central, com apenas 74 leitos. A Prefeitura gasta, somente em aluguel, R$ 76 mil por mês, além do custeio estimado em aproximadamente R$ 3 milhões por mês.  

O projeto guarulhense do HCGru, que deve servir de exemplo para o governo federal utilizar em todo o Brasil, contará com a atuação do BNDES, que desenvolverá os estudos de viabilidade, fornecendo os subsídios necessários para a formatação do projeto de concessão na modalidade de parceria público-privada, sem custo para o município. O futuro parceiro privado ficará responsável pelo investimento em infraestrutura, realizando as obras, adquirindo os equipamentos e materiais necessários para a operação do complexo e atendimento aos pacientes.

O hospital

- Estrutura: construção em formato horizontal

- Endereço: rua Claudino Barbosa, 709, esquina com a rua Madalena s/nº, Macedo

- Leitos: 150 nas clínicas médica, cirúrgica, psiquiátrica e ortopédica, divididos em leitos de emergência, enfermaria, UTI, centro cirúrgico e hospital-dia.

- Apoio ambulatorial: 22 especialidades e cirurgias eletivas, incluindo apoio diagnóstico com ressonância, tomografia, ultrassonografia, nasolaringoscopia e raio X.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 05h34 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
19 km/h Vento
46% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias