Sexta, 14 de Agosto de 2020
11 98407-4416
Cidades Taboão da Serra

Câmara de Taboão da Serra aprova projeto de prevenção e conscientização sobre a depressão

Semana da conscientização será realizada anualmente na segunda quinzena do mês de setembro

17/07/2020 16h29 Atualizada há 4 semanas
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Ass. Imp. CMTS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Antes de entrar em recesso, a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou o projeto de lei 034/2020, de autoria dos vereadores Johnatan Noventa e Priscila Sampaio que institui no município a semana de conscientização, prevenção e combate a depressão, a ser realizada anualmente na segunda quinzena do mês de setembro. 

Pela proposta, uma comissão formada por representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania será a responsável pela organização dos eventos que serão celebrados durante a semana. 

Além de palestras e workshops, a comissão será responsável por uma campanha de divulgação para ampliar a conscientização sobre a depressão através da distribuição de panfletos e a afixação de cartazes em prédios públicos e de grande circulação. Eventos para aumentar a exposição da causa, como caminhadas, também estão previstas no projeto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo mundo. Segundo dados da OMS a depressão afeta aproximadamente 5,8% da população brasileira, ou seja, mais de 11,5 milhões de cidadãos. 

A vereadora Priscila Sampaio disse que o projeto aprovado por unanimidade pelos seus colegas tem o caráter preventivo e busca levar informação para a população de Taboão da Serra. “Essa semana ajudará a capacitar profissionais da saúde, da educação e da assistência social do município, além de ampliar o acesso a informações sobre a doença para nossos cidadãos”.

Já o vereador Johnatan Noventa lembrou que a previsão da OMS é que até 2030 a depressão seja a doença que mais incapacita pessoas em todo mundo e deve ser tratada como um grave problema de saúde. “A depressão leva muitas vezes ao suicídio, existe possibilidade de acompanhamento médico e psicológico, mas é preciso levar a informação de como essas pessoas podem procurar ajuda no serviço público e é essa a função do nosso projeto”, garantiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 13h38 - Fonte: Climatempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 29°

27° Sensação
11 km/h Vento
48% Umidade do ar
67% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Domingo (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias