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Política São Paulo

São Paulo retoma obras da Linha 6-Laranja do Metrô, a maior da América Latina

A Linha 6 vai ligar Brasilândia a São Joaquim, com 15,3 km de extensão

05/10/2020 14h53 Atualizada há 3 semanas
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Elizeu Teixeira Filho/ Fonte Gov. SP
O governador Doria destacou que as obras da Linha 6 recomeçam com investimento de R$ 15 bilhões. - Foto ilustrativa - Governador João Doria
O governador Doria destacou que as obras da Linha 6 recomeçam com investimento de R$ 15 bilhões. - Foto ilustrativa - Governador João Doria

Nesta segunda-feira, 5 de outubro o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a retomada das obras na Linha 6-Laranja de Metrô. Com investimento total de R$ 15 bilhões e geração de 9 mil empregos, o Governo de SP inicia nesta terça-feira (6) a maior obra de infraestrutura de todo o mundo. Quando for concluída, a Linha 6-Laranja vai atender diariamente a mais de 630 mil passageiros, que terão mais agilidade e conforto no deslocamento entre a zona norte e o centro da capital.

O governador Doria destacou que as obras da Linha 6 recomeçam com investimento de R$ 15 bilhões. "A estimativa é de que a linha possa transportar cerca de 630 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem e dando mais qualidade de vida para a população de São Paulo, principalmente de regiões mais carentes. Lembrando que estamos na pandemia e SP dá uma demonstração de apoio às obras e iniciativas de infraestrutura”, disse o governador.

A Linha 6 vai ligar Brasilândia a São Joaquim, com 15,3 km de extensão. O projeto inclui 15 novas estações e contará com integração para outras quatro linhas, do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O trajeto, que atualmente possui tempo médio de 1h30 e só pode ser feito por meio de ônibus no transporte público, passará a ser percorrido em apenas 23 minutos quando todo o trecho estiver em operação.

A construção e a operação da Linha 6-Laranja serão feitas pelo grupo espanhol Acciona, que adquiriu o direito do consórcio Move São Paulo. A previsão é que a obra seja totalmente concluída em 5 anos. A concessão inclui ainda a aquisição de toda a frota, que deverá ter 22 trens, e prevê 19 anos para manutenção e operação. A linha vai gerar cerca de mil empregos no período de operação.

“A retomada da Linha 6-Laranja é uma grande conquista do Governo do Estado de São Paulo. Além de gerar 9 mil empregos, ajudando milhares de famílias, também vai beneficiar e facilitar o transporte para quem circula pela capital paulista”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Traçado

O projeto completo da Linha 6-Laranja inclui as seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda facilitará a integração com a linha 1-Azul do Metrô, 4-Amarela da concessionária ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.

 

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