Quarta, 27 de Janeiro de 2021
11 98407-4416
Embu das Artes Embu das Artes

Embu das Artes: morre Massao Shinohara, único 10º Dan do Brasil no judô

O mestre foi também técnico da equipe olímpica de judô em 1984

05/12/2020 15h35 Atualizada há 2 meses
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Redação
Massao fica para a história como um dos maiores nomes do judô
Massao fica para a história como um dos maiores nomes do judô

Embu das Artes, terra de grandes nomes das Artes e dos Esportes, perdeu nesse sábado, 5, o judoca Massao Shinohara, aos 95 anos. Uma perda irreparável ao judô nacional e internacional. 

O sensei era o único no Brasil com a graduação máxima do esporte, que é o 10º Dan. Massao foi técnico da seleção nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. Seu filho, Luiz Shinohara, é o técnico da seleção masculina desde 2002.

Shinohara era filho de imigrantes do Japão e em Embu das Artes foi criado. O judô para Shinohara começou em 1940, aos 15 anos.

Além de trabalhar como transportador de legumes, no ano de 1956 foi fundador da Associação de Judô Vila Sônia, que é reconhecido nacionalmente.

Sensei Massao foi um dos maiores mestres do judô nacional, responsável por formar centenas de campeões nos tatames, como os medalhistas olímpicos Aurelio Miguel, Luís Onmura e Carlos Honorato, e na vida, usando o esporte como ferramenta educacional. 

O Comitê Olímpico do Brasil emitiu uma nota de pesar. O texto enaltece a enorme contribuição de Massao ao esporte e fala do grande homem que ele foi. Em um trecho, diz a nota: "Neste momento difícil, o Comitê Olímpico do Brasil solidariza-se aos familiares, amigos e a toda comunidade do judô nacional. O esporte olímpico do Brasil está de luto. Sensei Massao foi um dos maiores mestres do judô nacional".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 19h04 - Fonte: Climatempo
30°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 33°

29° Sensação
17 km/h Vento
40% Umidade do ar
67% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias