Embu das Artes, terra de grandes nomes das Artes e dos Esportes, perdeu nesse sábado, 5, o judoca Massao Shinohara, aos 95 anos. Uma perda irreparável ao judô nacional e internacional.
O sensei era o único no Brasil com a graduação máxima do esporte, que é o 10º Dan. Massao foi técnico da seleção nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. Seu filho, Luiz Shinohara, é o técnico da seleção masculina desde 2002.
Shinohara era filho de imigrantes do Japão e em Embu das Artes foi criado. O judô para Shinohara começou em 1940, aos 15 anos.
Além de trabalhar como transportador de legumes, no ano de 1956 foi fundador da Associação de Judô Vila Sônia, que é reconhecido nacionalmente.
Sensei Massao foi um dos maiores mestres do judô nacional, responsável por formar centenas de campeões nos tatames, como os medalhistas olímpicos Aurelio Miguel, Luís Onmura e Carlos Honorato, e na vida, usando o esporte como ferramenta educacional.
O Comitê Olímpico do Brasil emitiu uma nota de pesar. O texto enaltece a enorme contribuição de Massao ao esporte e fala do grande homem que ele foi. Em um trecho, diz a nota: "Neste momento difícil, o Comitê Olímpico do Brasil solidariza-se aos familiares, amigos e a toda comunidade do judô nacional. O esporte olímpico do Brasil está de luto. Sensei Massao foi um dos maiores mestres do judô nacional".
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 34°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.