Terça, 02 de Março de 2021
11 98407-4416
Embu das Artes Região

Pandemia: Gov. do Estado coloca Embu das Artes e Itapecerica da Serra em alerta

Ao todo, 43 cidades foram classificadas em alerta pois estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%.

15/01/2021 17h15 Atualizada há 2 meses
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Redação
João Doria na tarde desta sexta, 15, em coletiva de imprensa. Foto: Gov. SP
João Doria na tarde desta sexta, 15, em coletiva de imprensa. Foto: Gov. SP

Entre diversos anúncios relacionados à COVID-19, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que 43 municípios entram em alerta por estarem com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%. São os casos de Embu das Artes e Itapecerica da Serra, que entraram nessa lista do governo estadual. A situação de alerta não alterou a classificação de fase amarela dessas cidades e da Grande SP. 

A recomendação dada é que as prefeituras  municipais determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares.

Além de Embu e Itapecerica, as outras cidades colocadas em situação de alerta são Américo Brasiliense, Amparo, Apiaí, Areias, Artur Nogueira, Avaré, Bauru, Birigui, Caçapava, Carapicuíba, Cruzeiro, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itatiba, Jacareí, Mairiporã, Marília, Matão, Mogi das Cruzes, Novo Horizonte, Ourinhos, Paulínia, Pederneiras, Porto Feliz, Presidente Prudente, Promissão, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel, Serrana, Socorro, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tupã, Valinhos e Votuporanga.

A classificação da Grande São Paulo e outras cinco áreas continuam na etapa amarela. Uma nova reclassificação está prevista para o próximo dia 22.

A fase amarela permite 40% de ocupação para atividades não essenciais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

ATUALIZAÇÃO ÀS 21h08 do mesmo dia

A Prefeitura de Embu das Artes, procurada pelo Jornal SP Repórter para se posicionar, respondeu com uma nota oficial. Leia, abaixo, na íntegra: 

A Prefeitura de Embu das Artes informa que:

O Hospital de Campanha Municipal, instalado provisoriamente no Hospital Leito Irmã Anette, localizado no Jd. Vazame, desde julho de 2020, está hoje com taxa de ocupação de 42,5 % na enfermaria (40 leitos) e taxa de ocupação de 60% na UTI (5 leitos), o que representa que o município não mais encontra-se em alerta. 

Informamos que o Município de Embu das Artes foi o único da região a habilitar leitos de UTI, tendo instalado 5 leitos para atendimento de pacientes acometidos pelo coronavirus. Assim, os demais municípios da região alocam seus pacientes no sistema de regulação estadual de vagas enquanto Embu disponibiliza leitos próprios de UTI para os usuários SUS municipal. 

Assim, por ser o único município da região com disponibilidade de UTI, pela métrica do plano São Paulo, somente Embu é analisado como município em alerta, o que, em verdade, não configura uma realidade. Os dados municipais de capacidade hospitalar por leitos de enfermaria e de UTI são suficientes a suprir a atual demanda municipal e são equivalentes e até mais positivos que os demais municípios da região. 

Embu das Artes segue todos os protocolos previstos no plano São Paulo e vem acompanhando diariamente os casos positivados no município, realizando inclusive testagem para mapeamento epidemiológico. 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 19h24 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

23° Sensação
11 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias