Quarta, 03 de Março de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Obras em Taboão da Serra visam despoluir Rio Pinheiros

Bacias do Pirajuçara, Jaguaré, Cachoeira, Guido Caloi, Cordeiro e Água Espraiada são algumas dos grandes afluentes que estão recebendo intervenções

19/01/2021 08h40
Por: Por Charles Eliseu, para o Jornal SP Repórter Fonte: Redação
No Jardim Salete, trabalhadores em ação no último dia 18. Foto: Elizeu Teixeira Filho/Jornal SP Repórter News
No Jardim Salete, trabalhadores em ação no último dia 18. Foto: Elizeu Teixeira Filho/Jornal SP Repórter News

Quem tem andado por diversas ruas de Taboão da Serra, tem visto equipes em serviço da Sabesp em ação, mas em uma quantidade de locais acima do normal em relação à outros tempos. E o motivo é: obra em toda a Bacia do Pirajuçara para despoluir o Rio Pinheiros.

Outras bacias, em outras regiões, estão recebendo as intervenções, como as bacias do Jaguaré, Cachoeira, Guido Caloi e Cordeiro. São grandes afluentes que recebem ações que evitam que o Rio Pinheiros, na prática, receba menos "sujeira". Ao todo, segundo o Governo do Estado, responsável pela iniciativa, estão sendo executadas mais de 500 mil ligações para que todo esgoto seja encaminhado à uma estação de tratamento. Até o momento foram retirados 240.594,91 m3 de sedimentos por meio do desassoreamento, o que equivale a 15.037 caminhões.

Nas ações no Estado, os resíduos sólidos estão sendo retirados por meio de barcos, redes e boias. Até 24 de novembro de 2020, foram removidas mais de 18 mil toneladas, entre eles garrafas pet, bicicletas, pneus, plásticos, entre outros.

O pacote de obras tem custo de R$ 1,5 bilhão e o Governo Estadual trabalha com um prazo para a conclusão. “Essa é uma quantia bastante expressiva para a contratação de obras para a despoluição do Pinheiros. Nosso compromisso é entregar o rio limpo até 2022, em condições adequadas, de acordo com os padrões internacionais, com ações feitas também nas sub bacias. Não tenho medo de colocar esse prazo, tenho convicção de que vamos chegar a esse resultado”, explicou recentemente o governador João Doria.

O Programa “Novo Rio Pinheiros” é formado pela conexão de vários eixos de trabalho: saneamento, manutenção, revitalização e educação socioambiental.

Mais informações sobre  o Projeto Novo Rio Pinheiros, acesse o site: https://novoriopinheiros.sp.gov.br/#possivel

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 14h11 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

28° Sensação
17 km/h Vento
40% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias