Domingo, 07 de Março de 2021
11 98407-4416
Embu das Artes Embu das Artes

Embu das Artes: morre Noêmia Cachoeira, aos 93 anos

Conhecida por suas atividades como festeira, romeira e rezadeira, teve uma longa trajetória (mais de 25 anos) na realização da tradicional Festa de Santa Cruz

10/02/2021 13h44
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Ass. Imp. PMEA
Foto: Divulgação/Portal da Prefeitura de Embu das Artes
Foto: Divulgação/Portal da Prefeitura de Embu das Artes

A Prefeitura de Embu das Artes utilizou seu portal oficial para registrar o pesar pela morte de Noêmia Cachoeira, aos 93 anos. Noêmia era reconhecida na região pelas atividades que realizava na tradicional Festa de Santa Cruz.

"É com pesar que a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Embu das Artes informa o falecimento no domingo (07/02) de Noêmia Cachoeira, aos 93 anos. Conhecida por suas atividades como festeira, romeira e rezadeira, teve uma longa trajetória (mais de 25 anos) na realização da tradicional Festa de Santa Cruz. Ela era filha de José e Elísia Cachoeira, continuadores do evento na cidade, o qual ela também deu prosseguimento. De mãe para filha e de avó para neta, assim as tradições atravessam gerações na família Cachoeira", diz o texto da Prefeitura.

Noêmia cresceu em meio à festividade e relembrava: “Meu pai nunca nos deixou dançar em bailes, mas na Festa de Santa Cruz eu sempre dancei e participei desde menina, além das minhas nove irmãs e minha filha Dirce”. Quando questionada sobre as cantigas e danças favoritas, Noêmia não hesitava em dizer: “Tem a Adoração, o Chimarrete, a Cirandinha e a Cana Verde, e eu adoro todas”.

A Festa de Santa Cruz é a mais antiga de Embu das Artes. O evento reúne uma série de apresentações que mesclam fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos padres jesuítas a partir do século XVII. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em sua adoração. E  há o levantamento do mastro, momento para se pedir a realização de um desejo, que deve ser feito ao seu pé, para, assim, ser atendido.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Embu das Artes.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 17h08 - Fonte: Climatempo
21°
Trovoada

Mín. 19° Máx. 26°

21° Sensação
22 km/h Vento
83% Umidade do ar
90% (9mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias