Domingo, 07 de Março de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Moradores pediram que Taboão da Serra se tornasse um bairro da cidade de SP

Capítulo pouco conhecido, porém, poderia ter mudado os rumos das terras taboanenses

13/02/2021 23h13 Atualizada há 3 semanas
Por: Por Charles Eliseu, para o Jornal SP Repórter Fonte: Charles Eliseu, jornalista
Região central de Taboão da Serra. Foto: Ricardo Vaz
Região central de Taboão da Serra. Foto: Ricardo Vaz

Foi em 1971. Um grupo de 120 moradores de Taboão da Serra encaminhou um memorial à Assembleia Legislativa e a reivindicação era fazer com que a cidade se tornasse um bairro do município de São Paulo.

A solicitação foi tema de uma reportagem no Jornal O Estado de S. Paulo, na edição do dia 12 de outubro de 1971. “Taboão da Serra, com 40 mil habitantes e distante 15 quilômetros da Capital, não pretende oficialmente transformar-se em mais um bairro paulistano, e o memorial encaminhado à Assembleia Legislativa por 120 moradores acabará engavetado por mais cinco anos”.

Foi assim que o lide da matéria “Taboão da Serra defende autonomia” já anunciou a provável negação do pedido por parte dos deputados. O jornalista autor do texto publicado no Estadão entrevistou o então prefeito Ary Dáu, que rechaçou sequer o mínimo interesse pelo rebaixamento de Taboão para a condição de bairro paulistano.

“Na verdade, seria um retrocesso em nosso progresso”, falou ao jornal o prefeito. De acordo com a reportagem Ary não quis nem tomar conhecimento da petição. O documento que visava tornar Taboão um bairro da capital continha críticas à Prefeitura e nelas se baseava. “Incapaz de calçar ruas e dar água à população”. Os vereadores daquela legislatura também não levaram a sério a pauta.

O Estado de S. Paulo frisou ainda que naquele ano de 1971 Taboão da Serra tinha 40.054 habitantes, um “índice de crescimento razoável”, apesar de dificuldades, por exemplo, com o transporte público – em que os ônibus levavam os taboanenses apenas até Pinheiros. O jornal também listou as enchentes, além do abastecimento de água e calçamento das vias como pontos negativos. 

Contexto da emancipação de Taboão da Serra

Lutas de emancipadores com abaixo-assinados, mobilizações em torno da Assembleia Legislativa e articulações no meio político conseguiram viabilizar à Taboão a elevação da condição de distrito de Itapecerica da Serra para uma cidade, independente e constituída, oficialmente, pela Lei 5.121, que também criou outros municípios da região, como Embu.

No dia 31 de março, a decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Porém a data escolhida, anos depois, para celebrar o aniversário de Taboão, ficou definida para o dia 19 de fevereiro.

A cidade celebra, portanto, no próximo dia 19, 62 anos de sua emancipação.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 17h28 - Fonte: Climatempo
21°
Trovoada

Mín. 19° Máx. 26°

21° Sensação
11 km/h Vento
83% Umidade do ar
90% (9mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias