Terça, 02 de Março de 2021
11 98407-4416
Embu das Artes Embu das Artes

Embu das Artes: Conheça um pouco da história do artista Assis do Embu

Nascido na cidade mineira de Campos Gerais em 21 de março de 1931, Assis chegou à Embu em 1959

18/02/2021 12h07
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Elizeu Teixeira Filho
Na foto, o artista Assis do Embu esculpindo o ex-presidente Tancredo Neves, em 1985. Foto: Elizeu T. Filho
Na foto, o artista Assis do Embu esculpindo o ex-presidente Tancredo Neves, em 1985. Foto: Elizeu T. Filho

Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a cidade de Embu das Artes comemora 62 anos de Emancipação. O Jornal SP Repórter homenageia Assis do Embu, um dos maiores nomes da arte do Brasil e um dos idealizadores da Feira de Artes.

Escultor em madeira, pedra-sabão e terracota, pintor, ator, bailarino e poeta, Claudionor Assis Dias, foi um dos principais responsáveis pela criação da Feira de Embu das Artes e um dos mais ilustres cidadãos embuense.

Na última gestão do então prefeito Oscar Yazbek, Assis foi secretário municipal de Turismo, sempre lutando por melhorias para fomentar o turismo na cidade.

Nascido na cidade mineira de Campos Gerais em 21 de março de 1931, Assis chegou à Embu em 1959. Na cidade natal trabalhou como pedreiro, frentista e fazia altos-relevos na fachada de casas coloniais. Ensinou modelagem em Poços de Caldas.

O primeiro trabalho em São Paulo também foi de pedreiro. Em 1959, procurou o artista Cássio M´Boy e passou a frequentar seu ateliê. Aprendeu técnicas de cerâmica com o Mestre Sakai e aliou-se também ao poeta Solano Trindade, que na época fazia apresentações com o seu Teatro Popular Solano Trindade, para várias realizações. Assis e Solano faziam festas num barraco da Rua Siqueira Campos, no Centro Histórico, que duravam vários dias e atraíam turistas.

No Barraco do Assis, o primeiro centro cultural da cidade, o Mestre deu aulas de escultura de madeira, pedra e bronze. Foi nesse local, o seu ateliê, que o artista fundou o "Movimento do Embu", com parceria de Solano e grupo. Assis foi secretário de Turismo e Cultura do município, em 2000. Além de artista talentoso, com obras espalhadas pelo Brasil e exterior, Assis encantava com a sua poesia, a exemplo do Poema a Margarida, em que diz: ...”Havia flores brotando nas montanhas/ Das sementes que eu deixei cair,/ Mas o sol,/ Mais perto da montanha/ Era mais quente/  Queimou a flor/ Queimou a flor...”

src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

O artista faleceu em 31 de outubro de 2006.

A equipe do Jornal SP Repórter, na pessoa de seu editor e jornalista Elizeu Teixeira Filho, registra todo o carinho, admiração e amizade pelo querido Mestre Assis do Embu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Embu das Artes.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 21h05 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

22° Sensação
11 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias