Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a cidade de Embu das Artes comemora 62 anos de Emancipação. O Jornal SP Repórter homenageia Assis do Embu, um dos maiores nomes da arte do Brasil e um dos idealizadores da Feira de Artes.
Escultor em madeira, pedra-sabão e terracota, pintor, ator, bailarino e poeta, Claudionor Assis Dias, foi um dos principais responsáveis pela criação da Feira de Embu das Artes e um dos mais ilustres cidadãos embuense.
Na última gestão do então prefeito Oscar Yazbek, Assis foi secretário municipal de Turismo, sempre lutando por melhorias para fomentar o turismo na cidade.
Nascido na cidade mineira de Campos Gerais em 21 de março de 1931, Assis chegou à Embu em 1959. Na cidade natal trabalhou como pedreiro, frentista e fazia altos-relevos na fachada de casas coloniais. Ensinou modelagem em Poços de Caldas.
O primeiro trabalho em São Paulo também foi de pedreiro. Em 1959, procurou o artista Cássio M´Boy e passou a frequentar seu ateliê. Aprendeu técnicas de cerâmica com o Mestre Sakai e aliou-se também ao poeta Solano Trindade, que na época fazia apresentações com o seu Teatro Popular Solano Trindade, para várias realizações. Assis e Solano faziam festas num barraco da Rua Siqueira Campos, no Centro Histórico, que duravam vários dias e atraíam turistas.
No Barraco do Assis, o primeiro centro cultural da cidade, o Mestre deu aulas de escultura de madeira, pedra e bronze. Foi nesse local, o seu ateliê, que o artista fundou o "Movimento do Embu", com parceria de Solano e grupo. Assis foi secretário de Turismo e Cultura do município, em 2000. Além de artista talentoso, com obras espalhadas pelo Brasil e exterior, Assis encantava com a sua poesia, a exemplo do Poema a Margarida, em que diz: ...”Havia flores brotando nas montanhas/ Das sementes que eu deixei cair,/ Mas o sol,/ Mais perto da montanha/ Era mais quente/ Queimou a flor/ Queimou a flor...”
src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">
O artista faleceu em 31 de outubro de 2006.
A equipe do Jornal SP Repórter, na pessoa de seu editor e jornalista Elizeu Teixeira Filho, registra todo o carinho, admiração e amizade pelo querido Mestre Assis do Embu.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.