Quarta, 14 de Abril de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Taboão da Serra: Assistência Social reúne Comitê para Erradicação do Trabalho Infantil

De acordo com o secretário Wagner Eckstein, hoje a maior dificuldade dos jovens de Taboão da Serra é conseguir a primeira oportunidade de emprego

01/03/2021 19h56
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Vera Sampaio
 Assistência Social reúne Comitê para Erradicação do Trabalho Infantil - Foto: Alexandre Souza
Assistência Social reúne Comitê para Erradicação do Trabalho Infantil - Foto: Alexandre Souza

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas famílias tivessem a renda reduzida ou zerada. Os adolescentes maiores de 14 anos que já tinham dificuldade de serem contratados como jovens aprendizes viram a oportunidade do primeiro emprego ficar ainda mais distante. Para auxiliar estas famílias, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra realizou, em 23/02, a primeira reunião do Comitê Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (COMETI).

À ocasião, foram discutidas ações para o desenvolvimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), coordenado pela assistente social Izabel Damasceno. No encontro, foram levantadas diversas pautas como trabalho doméstico infantil, trabalho informal nas ruas e faróis, além da falta de oportunidades para adolescentes. 

De acordo com o secretário Wagner Eckstein, hoje a maior dificuldade dos jovens de Taboão da Serra é conseguir a primeira oportunidade de emprego. “Por conta da pandemia e de questões de legislação, os adolescentes maiores de 14 anos da nossa cidade estão com dificuldade de encontrar o primeiro emprego, o que leva muitos ao trabalho informal e até uma possível exploração”, destacou. “Para evitar essa situação, pretendemos firmar parcerias com empresas do município para que estas empreguem nossos adolescentes na condição de Menor/Jovem Aprendiz e, assim, ampliar as chances destes jovens terem uma vida melhor”, afirmou Wagner Eckstein. 

Já a Izabel Damasceno, coordenadora do PETI, destacou que o encontro foi produtivo e as reuniões serão frequentes. “Esse primeiro encontro foi bem produtivo, pudemos nos apresentar e conhecer um pouco sobre a atuação dos demais participantes. Pretendemos reunir o Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil uma vez por mês e no próximo encontro, previsto para 30/03, todos trarão uma proposta de ação efetiva”, finalizou.

Além do secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein, e da coordenadora do PETI Izabel Damasceno, participaram da reunião a Comandante Eliana Gonçalves da Guarda Civil Municipal, representantes da Diretoria Regional de Ensino, do Projeto Uirapuru e das Secretarias de Cultura, Transportes e de Saúde, além de servidores do Serviço da Abordagem Social (SEAS). 

Serviço:
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama,
Tel. (11) 4138-8040

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 04h24 - Fonte: Climatempo
16°
Nuvens esparsas

Mín. 15° Máx. 24°

16° Sensação
9 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias