Quarta, 14 de Abril de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Prefeitura de Taboão da Serra inovará na Gestão Ambiental até 2024

No mês que se comemora do Dia Mundial da Água, o Departamento de Meio Ambiente reforça ações para melhorias de vida na cidade

31/03/2021 16h43
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Vera Sampaio, jornalista da PMTS
Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Taboão da Serra pretende desenvolver ações que possam inovar a política ambiental municipal. Foto: PMTS
Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Taboão da Serra pretende desenvolver ações que possam inovar a política ambiental municipal. Foto: PMTS

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar que a água é fundamental para a vida no planeta. Diante da possibilidade de escassez desse recurso natural, é fundamental que a população e o Poder Público busquem soluções para conservar e recuperar os corpos hídricos (rios, nascentes, bicas, lagos, entre outros) de forma a garantir o acesso à água potável e promover o uso consciente desse bem comum.

Nesse contexto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente da nova administração da Prefeitura de Taboão da Serra tem se empenhado para desenvolver ações que possam inovar a política ambiental municipal. “Realizamos no início de fevereiro uma reunião com o Prefeito Aprígio, na qual ressaltamos que pretendemos ter até 2024 a gestão eficiente da agenda ambiental do município. Por isso, compreender quais são as demandas específicas de Taboão da Serra tem se constituído um trabalho essencial da atual gestão e a prefeitura tem planejado quais ações são essenciais para inovar a gestão ambiental da cidade”, explicou Ruth Ferreira, diretora do Departamento de Meio Ambiente.

Assumir a gestão ambiental municipal significa que a Prefeitura de Taboão da Serra poderá assumir o controle e o planejamento ambiental do município. A Constituição Federal permite aos assumir diversas responsabilidades, o que promoverá melhorias nos fluxos dos processos e dar mais transparência as ações. Atualmente as questões ambientais são compartilhadas com outros órgãos públicos, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Ruth Ferreira destacou algumas das ações a serem implementadas. “Estamos focando na melhoria dos serviços de fiscalização e controle ambiental, estamos fazendo levantamento das áreas prioritárias para o plantio de árvores, inclusive assumindo uma participação ativa no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e mantemos diálogos contínuos com a SABESP para melhorias do sistema de tratamento de esgotos. Essas são algumas das ações que evidenciam a preocupação da atual administração na gestão ambiental do município”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 05h45 - Fonte: Climatempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

16° Sensação
9 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias