Quarta, 14 de Abril de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Praça no centro de Taboão da Serra tinha nome em alusão ao golpe de 64

Hoje Praça Nicola Vivilechio, o local era chamado de Praça 31 de Março; saiba como se deu a mudança

31/03/2021 16h48 Atualizada há 2 semanas
Por: Por Charles Eliseu, para o Jornal SP Repórter Fonte: Charles Eliseu, jornalista
Praça Nicola Vivilechio fica localizada no centro de Taboão da Serra. Foto: Elizeu Teixeira Filho/Jornal SP Repórter/Arquivo
Praça Nicola Vivilechio fica localizada no centro de Taboão da Serra. Foto: Elizeu Teixeira Filho/Jornal SP Repórter/Arquivo

Milhares de pessoas passam diariamente pela Praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão da Serra, e não imaginam que ela já teve outro nome e em referência ao golpe militar que tomou o poder do país em 1964. Por iniciativa de um decreto da prefeita Laurita Ortega Mari, em 1968, a praça construída pelo seu sucessor, o prefeito Ary Dáu, foi inicialmente chamada de Praça 31 de Março.

O nome fazia alusão ao dia do ano de 1964 em que foi arquitetada a retirada do então presidente João Goulart e a tomada de poder, que passou a ser exercido pelos militares. Uma ditadura que perdurou entre 1964 e 1985.

Em maio de 1984, o vereador Celso Alves sugeriu que a praça fosse chamada de Teotônio Vilela, iniciativa sem consenso no Legislativo. Posteriormente e no mesmo ano, os vereadores Paulo Félix e Maria Alice Borges Ghion apresentaram um projeto de lei para que o local passasse a se chamar Praça da Liberdade.

"Alguns vereadores, naquele momento, ficaram com receio. Daí se fez um projeto substitutivo que culminou no nome Praça Nicola Vivilechio. Na Câmara, para se colocar o nome Praça da Liberdade, não haviam votos suficientes. Então fomos pragmáticos para que se tirasse a alusão ao golpe. O primeiro projeto suscitou o debate dessa necessidade da troca", contou Paulo Félix, procurado pela reportagem do Jornal SP Repórter.

Assim, os vereadores Celso Alves e Rogério Dias apresentaram o projeto que foi aprovado e o nome escolhido foi o do primeiro prefeito da história de Taboão da Serra, Nicola Vivilechio, que governou entre 1960 e 1963. A substituição do nome foi sancionada pelo então prefeito José Vicente Buscarini. Buscarini é, atualmente, vice-prefeito em gestão com o prefeito Aprígio.

Ativo na política taboanense nos dias de hoje, Paulo Félix foi o vereador com maior número de mandatos na Câmara Municipal. Presente em seis legislaturas, o ex-parlamentar falou também sobre a satisfação que teve em participar do processo de mudança do nome do espaço público. "Era um resquício do golpe militar, que já naquele tempo, em meio ao regime, não cabia. Éramos a favor da abertura política. Aquela praça, no centro de Taboão, homenageando o golpe militar que suprimiu a liberdade e que fechou o Congresso Nacional, era inadmissível para nós, parlamentares eleitos pela democracia. Era um insulto aos ideais democráticos".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 05h04 - Fonte: Climatempo
16°
Nuvens esparsas

Mín. 15° Máx. 24°

16° Sensação
9 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias