Segunda, 17 de Maio de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Prefeitura de Taboão da Serra faz homenagem à prefeita Laurita Ortega Mari

Única mulher à frente do Executivo Municipal até hoje, governou a cidade entre 1964 e 1969

18/04/2021 20h08 Atualizada há 4 semanas
Por: Por Charles Eliseu, para o Jornal SP Repórter Fonte: Charles Eliseu, jornalista
A gestão na Prefeitura de Taboão ficou marcada por um forte olhar social. Foto: Acervo de Benedito Comino/Imagem publicada no livro Taboão da Serra: Profundas Raízes
A gestão na Prefeitura de Taboão ficou marcada por um forte olhar social. Foto: Acervo de Benedito Comino/Imagem publicada no livro Taboão da Serra: Profundas Raízes

A única prefeita da história de Taboão da Serra, Laurita Ortega Mari, recebeu uma homenagem da Prefeitura Municipal na noite deste domingo (18). A lembrança foi feita através de uma publicação na página oficial da Prefeitura no Facebook.

"Em 1963, nossa cidade esteve na vanguarda da luta da igualdade de gênero quando elegeu a primeira prefeita mulher do Brasil e entrou para a história do país", diz um trecho do texto na rede social. "Laurita, que hoje é nome de avenida em Taboão teve papel fundamental na consolidação da cidade e jamais será esquecida pelos seus feitos", pontua a Prefeitura.

Laurita, após a Era Vargas, em 1946, foi a primeira prefeita eleita do Brasil. Antes do período do presidente Getúlio, que ficou de 1930 a 1945 no poder, o país teve outras mulheres no cargo.

A vitória de Laurita nas urnas na disputa pela Prefeitura em 1963 (com 1347 votos) recebeu, à época, uma página inteira de destaque no jornal O Estado de S. Paulo, na edição do dia 18 de outubro daquele ano. A manchete dizia: "A prefeita de Taboão da Serra não quer fazer política". 

Isso porque a recém-eleita contou à reportagem do diário que não tinha apego aos cargos públicos eletivos. "Apenas plantei para quem me suceder; só aceitei o lançamento da minha candidatura porque sou idealista e penso no povo de Taboão que precisa de grande ajuda e apoio moral". Laurita era assim! À frente de seu tempo.

Estadão relatou ainda que ela doou seus vencimentos mensais (cem mil cruzeiros) para obras assistenciais. Entre 1964 e 1969, governou com foco no social e na consolidação de Taboão como um município, já que a cidade havia sido emancipada, até então, há pouco tempo, em 1959. Ela sucedeu Nicola Vivilechio, o primeiro prefeito da cidade. Entre seus feitos no comando da prefeitura, se destacam, por exemplo, as melhorias na Estrada Kizaemon Takeuti e a inauguração do Grupo Escolar do Jardim Maria Rosa, que mais tarde passou a se chamar Escola Estadual Antonio Inácio Maciel.

Após deixar a prefeitura, foi vereadora por um mandato. Laurita Ortega Mari nasceu no Rio de Janeiro, em 1908 e faleceu em 20 de outubro de 1977. Atualmente, há uma avenida que leva seu nome na cidade e também uma honraria chamada “Medalha Laurita Ortega Mari”, promovida anualmente pela Câmara Municipal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 09h25 - Fonte: Climatempo
15°
Nevoa úmida

Mín. 13° Máx. 25°

15° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias