Segunda, 17 de Maio de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Secretaria de Saúde de Taboão da Serra orienta a população sobre a hipertensão arterial

Saiba quais são as causas, sintomas e como tratar a pressão alta

26/04/2021 18h23
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Vera Sampaio, jornalista da PMTS
Secretaria de Saúde de Taboão da Serra orienta a população sobre a hipertensão arterial

Nesta segunda-feira (26), é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data foi instituída através da Lei Federal 10.439/2002, para conscientizar a população sobre a importância de realizar um diagnóstico preventivo e o tratamento da doença, também conhecida como “Pressão Alta”. De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, estima-se que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos, destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra orienta os moradores sobre o que é hipertensão, sintomas e como evitar. “A hipertensão é uma doença multifatorial, de origem genética, mas que também tem fatores externos que contribuem, como o excesso de sal da comida, obesidade, tabagismo, sedentarismo, grande ingesta de álcool, entre outros. Tudo isso, associado aos fatores genéticos causa-se a hipertensão arterial”, explica Dr. Márcio Riba Bonfim, médico e especialista em Saúde Pública.

“A pressão arterial normal seria 120x80, o famoso ‘12x8’. Acima de 140x90, ou seja, 14x9 sustentada em várias aferições é característico de um quadro de hipertensão arterial e precisa ser investigado. Dificuldade visual, mal estar, fraqueza, náuseas, enjoo, cefaleia (dor de cabeça) intensa são os sinais maiores de alerta da hipertensão”, ressalta Dr. Márcio.

A hipertensão arterial, na maioria dos casos, é uma doença assintomática que acomete o cérebro, olhos, rins e o coração. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos olhos, a hipertensão pode causar degeneração e lesão na retina, chegando até a cegueira. Nos rins, pode causar insuficiência renal, levando os pacientes a fazerem hemodiálise.

Manter hábitos de vida saudável, como não ingerir bebida alcoólica em excesso, não fumar, reduzir a quantidade de sal, doces e carboidratos na alimentação, praticar atividade física regularmente e fazer acompanhamento médico são essenciais para o controle da pressão arterial.

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra oferece tratamento gratuito para pessoas com hipertensão. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e se informe.

Vídeo informativo

A Secretaria de Comunicação publicou um vídeo informativo com o Dr. Márcio sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para assistir, procure por “Prefeitura de Taboão da Serra”, no Facebook, Instagram ou Youtube. Curta, siga e compartilhe as redes sociais oficiais do município.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 11h06 - Fonte: Climatempo
18°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 25°

18° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias